Já começou: Saiba quem corre risco com o novo pente-fino do INSS

Autarquia convoca segurados para realização de nova perícia médica. Confira quais benefícios estão na lista.



O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou no início de novembro uma nova revisão cadastral de segurados de benefícios por incapacidade. Estão na mira da autarquia as pessoas que recebem auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Leia mais: Segredos que o INSS esconde, mas que podem te ajudar na aposentadoria

Os beneficiários que ficaram incapacitados por motivo de doença, acidente ou deficiência precisam passar por um processo de RP (Reabilitação Profissional) quando há possibilidade de retorno ao mercado de trabalho. Dos cerca de 150 mil que atualmente estão no programa, 45 mil serão convocados para o pente-fino.

Reavaliação do benefício

A portaria publicada no DOU (Diário Oficial da União) prevê a convocação desses segurados entre novembro de 2022 a abril de 2023, ou seja, no prazo de até 180 dias. Eles deverão agendar e passar por uma nova perícia médica para comprovar que ainda têm direito ao benefício.

Estão na lista os trabalhadores que não passaram pela avaliação há mais de um ano. Após a notificação, que será feita via mensagem de texto (SMS) ou pelos canais digitais da autarquia, o prazo para reunir os documentos e agendar a perícia é de até 30 dias.

O que fazer em caso de convocação

Assim que receber a convocação, o segurado deve acessar o site ou aplicativo Meu INSS para agendar o procedimento. Veja como fazer:

  • Acesse o Meu INSS e faça login;
  • Clique em “Agendar Perícia”;
  • Escolha a opção “Perícia de Prorrogação”;
  • Informe os dados solicitados e confirme o agendamento.

O cidadão deve reunir documentos necessários com bastante cuidado, como laudos, exames, receitas e outros, para apresentar no dia da perícia. Se deixar de comparecer na data marcada, o pagamento do benefício poderá ser bloqueado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário