Ganhar pouco impede a liberação de empréstimos? Entenda os critérios

Veja os fatores que influenciam na hora das instituições financeiras analisarem um pedido de empréstimo



O que leva uma instituição financeira negar um pedido de empréstimo? O score de crédito baixo é um impedimento? Não necessariamente. Mas vale lembrar que a sua renda não impede de conseguir empréstimos, conta mais a capacidade de arcar com as prestações.

Leia mais: Cenário de juros atual: o momento é bom para pedir crédito?

O score de crédito é uma ferramenta usada pelos bancos para avaliar se uma pessoa é boa pagadora. Para se fazer essa análise, vários critérios são observados. Esse cálculo é usado para conceder crédito para diversos fins, seja financiamento de imóvel ou carro, cartão de crédito ou mesmo compras a prestação.

Cálculo o score

Na Serasa, empresa referência na análise de crédito, a nota do cliente vai de 0 a 1000. De 0 a 300, a classificação é considerada baixa. Já de 301 a 500, regular e de 501 a 700 boa. Por fim, acima de 701 é um score muito bom.

Esse cálculo é baseado em quatro critérios:

  • O quanto a pessoa honra com as dívidas de financiamento e carão de crédito (55%)
  • Não ter dívidas ou pendências no nome (33% de peso)
  • Ter cartão de crédito ativo e pago em dia (6%)
  • Recorrência de consultas das instituições financeiras em um mesmo CPF (6%)

Com esses dados em mãos, as empresas conseguem observar se determinada pessoa possui bons hábitos em sua vida financeira.

Bom score e crédito rejeitado?

Vale lembrar que não necessariamente um score positivo corresponde à liberação de crédito e serviços financeiros. A pontuação é um termômetro da vida financeira, contudo cabe a cada banco ou instituição conceder ou não conceder os recursos.

Assim, cada banco tem o seu critério, criados a partir de sua base de clientes. A Caixa, por exemplo, tem grande presença entre um público com poucas informações ou baixo histórico financeiro. Em contrapartida, o Banco do Brasil é forte na concessão de crédito para produtores do agronegócio. Já os bancos privados têm características mais abrangentes e políticas de avaliação de crédito diferentes, baseadas em produto, serviço ou tipo de consumidor.

A renda afeta o score do crédito?

Ao contrário do que muitos pensam, a renda não é fator decisivo para o score de crédito. O principal fator na tomada de empréstimo ou financiamento é a capacidade de honrar com os compromissos financeiros.

Aqui, o histórico de relação com as finanças pesa mais. Por isso, manter-se longe de dívidas e restrições no CPF contribui para a evolução do score. Essa concessão de crédito se baseia em observar o passado para considerar o presente e projetar o futuro.

Como melhor o score de crédito?

A principal dica é estar atento à sua situação financeira. Uma dica simples é usar aplicativos de empresas de crédito para verificar e solucionar pendências. Também vale ter cadastro no Limpa Nome, da Serasa. Assim o consumidor pode melhorar a pontuação antes de pedir crédito em um banco.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário