O Google Pay conseguiu a autorização do Banco Central (BC) para atuar como instituição de pagamento no Brasil. É na modalidade iniciador de transação de pagamento. Para os brasileiros, a notícia chega como mais uma opção de pagamento por meio das plataformas do Google.
Leia mais: BBB e Eleições: lista dos mais buscados no Google em 2022 já está entre nós!
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União do dia 8 de dezembro depois do aval do Departamento de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central.
Google Pay tem autorização do Banco Central
Por meio da autorização, o Google Pay fica liberado a atuar como iniciador de transação de pagamento. Na prática funciona da seguinte maneira. A empresa inicia a transação definida pelo usuário, mas não gerencia a conta de pagamento e nem detém os fundos da transação.
É mais um grande passo dos pagamentos digitais, com mais agilidade e facilidade para os usuários. As instituições aprovadas pelo Banco Central atuam como agentes nesse processo.
Dessa forma, as instituições iniciam os pagamentos sem precisarem acessar as instituições, fazendo apenas a conexão entre pessoas e bancos. O serviço é possível graças ao Open Banking.
Depois da autorização do Banco Central, o Google destacou em nota divulgada à imprensa que a liberação representa “mais um passo na estratégia de oferecer mais opções de pagamento aos usuários por meio de nossas plataformas no Brasil”.
Atualmente o Google Pay atua como carteira virtual. Isso permite que os usuários incluam os cartões de crédito e débito de diferentes bancos, além de outras informações relevantes como carteira de vacinação, ingressos de shows, bilhetes de viagem e muito mais.
É um jeito mais rápido e simples de fazer pagamentos em diferentes lugares. Sempre que os usuários adicionam os cartões eles podem usar o celular para pagar as compras, fazer pagamentos em aplicativos e sites. Tudo com a garantia de proteção das informações de pagamento e da conta.