Falta de cromossomos Y: homens podem deixar de existir?

Conforme os estudos genéticos mostram há anos, o cromossomo Y é responsável pelo gene masculino, caracterizando o sexo dos homens.



O cromossomo Y é provavelmente o cromossomo mais importante nos humanos, pois é o portador do código genético que determina o sexo masculino. De acordo com o estudo, a descoberta sugere que a extinção do cromossomo Y poderia reduzir significativamente a diversidade genética na espécie humana.

Veja também: Quais alimentos já foram extintos e os motivos que causaram seu desaparecimento?

Atualmente a predominância de mulheres é maior, mas até então não estava ligada à uma possível redução em massa dessa manifestação genética. 

Entenda o que são cromossomos

O cromossomo é um componente importante para o funcionamento do sistema genético de uma espécie. Ele é formado por um filamento de DNA, que armazena as características hereditárias e detalhes sobre a estrutura da proteína. Estes comprimentos de DNA armazenam todos os dados necessários para o desenvolvimento de um organismo.

Desaparecimento do cromossomo masculino?

Os especialistas descobriram que o cromossomo Y é ligeiramente mais provável de ser perdido do que os outros 23 cromossomos humanos. Devido aos muitos fatores envolvidos neste estudo, os pesquisadores estimam que a extinção do cromossomo Y poderia acontecer nos próximos 10.000 a 1 milhão de anos. É necessário que outros levantamentos sejam realizados, considerando diversos fatores. 

Uma observação sobre mamíferos

Asato Kuroiwa é professor de genética na Universidade de Hokkaido, no Japão. Seus estudos e trabalho de pesquisa são focados primariamente na modificação genética e manipulação dos cromossomos. Entre as suas observações, uma espécie de rato sofreu alterações nas quais o cromossomo Y havia mudado, deslocando para outra composição do DNA. 

Um mundo com mais mulheres

O cromossomo Y, que é exclusivo dos machos humanos, está em extinção. O motivo para isso é devido a um processo chamado de acasalamento seletivo, que ocorre quando as mulheres preferem se acasalar com homens não portadores deste cromossomo. Isso tem levado a uma maior probabilidade de homens sem o cromossomo Y terem filhos, enquanto os que o possuem têm menos chances de gerar descendência.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário