scorecardresearch ghost pixel



Quais alimentos já foram extintos e os motivos que causaram seu desaparecimento?

Alimentos extintos: conheça a lista de alimentos que não são mais encontrados e as razões de seu desaparecimento



Sabia que existem alimentos que já foram extintos e que por mais esforços que o homem possa fazer, não tem como reproduzi-los novamente.  São animais e plantas que simplesmente sumiram da natureza, alguns devido a transformações causadas pelo próprio habitat e outros pelo excesso da exploração de caça para fins alimentares. Vamos conhecer 5 deles nesse artigo.

Veja também: Descubra como saber se o ovo está podre ou não

Couve-flor da Cornuália

Esse vegetal simplesmente deixou de existir pela preferência dos agricultores que a partir de 1940, iniciaram o cultivo de outros tipos de couve-flor de origem francesa, que ao contrário da couve-flor da Cornuália, eram mais apetitosos à mesa.

Também porque essa couve-flor possui um sabor forte que poucos apreciam. Foi extinta a partir de 1950, só dez anos após a falta de plantio. Uma perda para a natureza, já que esse vegetal era mais resistente a pragas e com facilidade de plantação.

Pera Ansault

Dá para imaginar que uma pera foi extinta pelo seu alto consumo e inabilidade de seu cultivo? Exatamente o que aconteceu a essa fruta. Descoberta pelos franceses, em 1863, não durou muitas décadas.

Seu aroma delicado mais o seu sabor delicioso e textura totalmente diferenciada de outros tipos de peras, levaram ao seu alto consumo. Porém, devido à complexidade de seu cultivo e os recursos necessários para dar conta da plantação, não gerava lucros satisfatórios.  Com isso, em menos de 50 anos a espécie deixou de existir.

Silphium

Uma especiaria da Roma Antiga, segundo relatos, os romanos amavam e tanto as folhas quanto as raízes, eram servidos como petiscos em eventos e reuniões da época. De suas flores eram produzidos perfumes. Também usavam como tempero e davam aos carneiros pois acreditavam que a carne ficava mais macia.

Como a planta só era obtida em uma pequena área da região Norte da África, e devido às suas especificidades do terreno. Por exemplo: a planta não cultivava com outras plantações. O alto consumo e pouco plantio causaram seu desaparecimento.

Pombo Passageiro

Essa espécie de ave, originalmente nativa da América do Norte, foi dizimada pelos caçadores que a caçavam e destruíram seu habitat natural. Em menos de um século, dos aproximadamente três milhões, restou apenas um pássaro, que morreu em 1914 em um zoológico.

Auroque

Esse bovino, foi extinto há mais de 10 mil anos. Acredita-se que era um animal maior e mais magros que as vacas atuais e que sua carne era mais macia e suculenta com um forte sabor.
Existem tentativas de criar um cruzamento semelhante à espécie do passado.

Gostou de conhecer esses alimentos! Acha que falta algum na lista, envie para nós!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário