O seguro dos carros deve ficar mais caro em 2023. Os proprietários de veículos já estão insatisfeitos com os aumentos, mas não têm muito para onde correr. Além do aumento no preço dos combustíveis e a alta recente do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o seguro também deve acompanhar a tendência.
Leia mais: Economize grana: veja o consumo dos 9 carros mais econômicos do Brasil
Em alguns carros de valor mais alto, por exemplo, os veículos que custam R$ 100 mil podem ter o seguro em torno de R$ 6,5 mil por ano. O custo médio é de 6,5% do valor do carro.
Seguro dos carros
Em um ano atrás o custo médio era de 5% do valor do veículo. É importante lembrar que essa porcentagem varia de um estado para o outro. Por exemplo, em São Paulo o seguro é muito mais caro. Gira em torno de 7,3% do valor do veículo. Em algumas regiões menos seguras, o valor sobe ainda mais e chega a 8,5%.
Quem consegue os valores mais baixos do seguro de carros são os proprietários de veículos de Belém, no Pará e também em Curitiba, no Paraná. O motivo é a taxa de violência mais baixa nessas cidades, o que puxa bastante o valor pago pelos proprietários de veículos.
De acordo com as seguradoras, todos os aumentos têm relação com a retomada da economia no pós Covid, com os valores congelados durante os períodos mais críticos da pandemia.
Outro fator é o aumento da criminalidade e os roubos de veículos que encarecem o seguro. É importante considerar também o perfil de cada motorista, com base no histórico de acionamento ou não do seguro. Nesses casos pode ser um grande diferencial.
A dica é fazer vários orçamentos para encontrar as melhores opções de acordo com a realidade de cada proprietário de veículo e considerar o gasto com o seguro na hora de comprar um carro de valor mais alto.