Com o controle maior nos casos de Covid-19, os brasileiros voltaram a planejar as viagens principalmente para os meses de dezembro e janeiro. O que muitos não esperavam eram os custos tão altos nas passagens aéreas. Tem quem leve um verdadeiro susto quando confere os preços. Tanto que as viagens de ônibus voltaram a ser mais procuradas.
Leia mais: Viajar gastando pouco: Lugares MARAVILHOSOS para uma viagem barata
De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), nos últimos 12 meses, as passagens aéreas tiveram um reajuste médio de 35,7%. Nas viagens para os destinos mais procurados, o aumento é ainda maior. Os valores altos têm desanimado muitos que antes planejavam viajar de avião.
Viagens de ônibus voltaram a crescer
Por outro lado, com o aumento dos preços das passagens aéreas, muitos brasileiros têm optado pelas viagens de ônibus para garantir o passeio.
Mas não pense que os valores das passagens continuam os mesmos de antes da pandemia. Elas também ficaram mais caras. A diferença é que o reajuste foi menor, em torno de 13,2%.
Com isso, as viagens de ônibus passaram a ser uma opção mais vantajosa para aqueles que pretendem economizar. De olho na procura maior, as empresas têm investido na melhoria dos serviços e na qualidade dos ônibus. Principalmente aquelas que oferecem viagens de longa distância.
Dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Transportes Terrestres (Abrati) mostram que as empresas que oferecem o serviço de viagens de ônibus notaram um aumento na procura. Em 2022 o crescimento foi de 60%.
Para garantir o passeio, as empresas têm comprado mais ônibus para aumentar a frota. No ano, entre os meses de janeiro e setembro, mais de 500 novos ônibus foram adquiridos pelo mercado brasileiro.
A ideia é garantir mais conforto e qualidade para os passageiros que pegam a estrada, seja na oferta de serviços como Wi-Fi, serviço de bordo e muitos outros que melhoram a experiência dos viajantes.