Com o calor que faz no Brasil fica difícil passar o dia sem ventilador ou ar-condicionado. No entanto, tenha cuidado ao deixar o ventilador a noite inteira ligado, ainda mais com ele mirando em você o tempo todo.
Veja também: 6 coisas que você NUNCA deve fazer ao usar o ar-condicionado em casa
O ventilador é um meio mais acessível e menos prejudicial à saúde do que o ar-condicionado. Mas mesmo assim, ainda tem seus riscos que devem ser levados em consideração.
Quais são os riscos de dormir com o ventilador ligado?
Mesmo com uma refrescância no ambiente, os riscos podem ser mais notáveis do que um conforto a curto prazo, em especial para quem tem um sistema imunológico mais fraco. Dentre os riscos mais comum que podem desencadear problemas:
Espalhamento de poeira
Quando o aparelho é ligado, toda a poeira e o pólen do local é dissipado pelo vento. Como consequência, a rinite pode atacar.
Caso o aparelho não tenha sido limpado há um tempo, a sujeira que está ali acumulada pode ser passada pelo vento e espalhar ácaros. Os dois quando combinados trazem uma sequência de espirros e dificuldade de dormir.
Boca seca
O ventilador ligado à noite toda pode deixar sua boca seca. O evento acontece pelo fato do ventilador ter a capacidade de evaporar o suor e a umidade, algo que pode causar desidratação e ressecamento da boca e das vias respiratórias.
O cuidado deve ser ainda maior em lugares secos e os sinais podem ser mais agravantes.
Dor de garganta
O ressecamento das vias aéreas, principalmente a garganta, pode causar dor de garganta. O ventilador e o ar-condicionado ressecam mais ainda o ambiente quando a umidade do ar é diminuída e facilita o processo de inflamação.
Sistema imunológico mais fraco
Você fica mais vulnerável a pegar doenças e/ou vírus. A fraqueza do sistema imunológico causa situações como a de dor de garganta e os sintomas alérgicos.
Devo continuar com o ventilador ligado?
Claro, você ainda pode usar, mas com cuidados. A questão é sobre a posição dele em relação ao seu corpo, a higienização do ventilador e a limpeza do local, em especial cuidados com poeira e o pólen. Quando esses três fatores não são cuidados, você passa a sentir os sintomas rapidamente.