scorecardresearch ghost pixel



Trovoadas e granizo: previsão faz ALERTA para esta segunda (19)

Ao contrário do esperado pelos brasileiros, semana começa com novas previsões de tempestades e granizo em todo o país.



Dezembro permanece sendo um mês de chuvas em boa parte do Brasil. De acordo com a previsão do tempo divulgada pela Climatempo, as trovoadas estarão presentes em ao menos três regiões do país nesta segunda-feira (19), sendo elas: Centro-Oeste, Sul e Norte.

Leia mais: Verão 2023: o que esperar do La Ninã e seus efeitos na chuva

Além disso, também há risco de queda de granizo no norte, nos estados do Amapá, Amazonas, Roraima, Tocantins e Pará. A mesma previsão também ocorre em parte do Sudeste. Parte do estado de São Paulo terá chuvas volumosas, na região do Vale do Paraíba e no litoral.

Risco de trovoadas e granizo em diversas áreas do país

A semana começa com instabilidade em toda a região Sul, com chuva mais forte na faixa leste dos estados do Paraná e Santa Catarina. Já para o Rio Grande do Sul, há previsão de pancadas de chuva e ventanias, porém sem altos volumes. Dessa forma, as condições são favoráveis para a formação de temporais isolados e de trovoadas.

Na região Sudeste, haverá uma baixa pressão entre Minas e São Paulo, e outra na costa do Espírito Santo, ambas favorecendo a formação de nuvens de tempestade sobre os estados. Nessas áreas, as chuvas serão volumosas, possibilitando a queda de granizo.

Já no Centro-Oeste, haverá muita chuva e fortes temporais em toda a região, com risco de trovoadas em todos os estados. No Nordeste, a chuva será forte e volumosa entre o Piauí e o Maranhão, além do sul da Bahia. O Ceará e o norte baiano permanecem com tempo firme, tendo chances de pancadas isoladas e calor nas demais áreas da região.

Por fim, o Norte contará com chuva forte e volumosa em Rondônia e no Acre, além de pancadas isoladas e aberturas de sol nos demais estados da região. É preciso ficar atento nesta segunda, visto que há chances de trovoadas e queda de granizo em todo o Brasil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário