Todo mundo tem medo de passar por um incidente aéreo ou até em alto mar, durante um cruzeiro. Existem alguns códigos que, se forem proferidos pela equipe, é melhor você ficar atento.
Veja também: Piloto de avião pode dormir a bordo? Desvende os mistérios da cabine
Veja quais são os códigos secretos de perigo
1 – Mayday, mayday, mayday! – Este é um sinal de socorro universal em caso de emergência. Geralmente é transmitido via rádio.
2 – Pan-Pan – “Pan-Pan” é usado quando há um problema, mas a situação não é considerada séria o suficiente e nenhuma vida está em risco, então usar “Mayday” seria um exagero.
3 – 7500 – Você não quer que seu piloto mencione esse número. O código 7500 significa que o avião está sendo sequestrado.
4 – Time Check – Se você estiver em uma loja e ouvir isso no alto-falante, saia imediatamente. É uma ameaça de bomba.
5 – Código Oscar ou Mr Mob – Gritando “Homem ao mar!” provavelmente não é a melhor opção em um navio lotado. Em vez disso, “oscar, oscar, oscar” é usado.
6 – Inspetor Sands ou Sr. Sand – Isso sinaliza uma situação de emergência, como uma ameaça de bomba ou um incêndio. O código é usado em toda a rede ferroviária do Reino Unido, no metrô de Londres e até mesmo nos cinemas.
7 – Operação Estrela Ascendente – Este código é geralmente usado em navios de cruzeiro. Significa que alguém morreu.
8 – Código 10 – Um “Código 10” pode ser emitido pelos comerciantes se eles suspeitarem que alguém está cometendo fraude com cartão de crédito. Eles podem entrar em contato com o emissor do cartão e fazer uma solicitação de autorização do Código 10.
9 – 1488 – Usado por supremacistas brancos em todo o mundo, se você ver esse número em um endereço de e-mail, uma camiseta ou uma tatuagem, saberá que a pessoa tem uma ideologia neonazista.
10 – Códigos de limpeza do metrô de Londres – Existe um código específico para cada situação. Estes incluem código 1 para sangue, código 2 para urina/fezes e código 3 para vômito.
11 – Código Vermelho – Um “Código Vermelho” usado no contexto de uma linha de cruzeiro, significa que há um surto de doença grave a bordo.
12 – PEBKAC – Se você encontrar um técnico referindo-se ao seu caso sob este código, saberá que o problema é você. PEBKAC significa problema existente entre o teclado e a cadeira.
13 – Código 18 – Se outro técnico disser que você tem um “Código 18”, isso significa que o problema está a 18 polegadas da tela. Sim, você de novo!
14 – EEOC – Outra palavra de código de tecnologia para chamá-lo de estúpido. Ou seja, significa Equipment Exceeds Operator Capabilities.
Foto: marozhka studio/Shutterstock