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Piloto de avião pode dormir a bordo? Desvende os mistérios da cabine

Existem muitos detalhes envolvendo os serviços de viagem que as pessoas nem sequer imaginam, principalmente aqueles que envolvem a cabine.



Para ser piloto de avião é preciso ter muita responsabilidade, dado os riscos que uma simples desatenção pode causar. A tecnologia vem ajudando esses profissionais a se orientar quanto às rotas e informações técnicas, então o serviço vem sendo flexibilizado. Se antes o voo dependia exclusivamente do comandante, parte da cabine também fica ligada a um computador. 

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Os pilotos podem tirar uma soneca 

Ao longo do tempo, os aviões foram ficando cada vez mais sofisticados, assimilando várias ferramentas. O comando automático, por exemplo, dispensa a atenção plena durante longos trajetos, principalmente aqueles com menos turbulências e outros imprevistos. Dessa maneira, é possível saber o momento certo para fazer uma pausa, dormindo alguns minutos. 

Entenda quais são os tipos de voos 

  • Simples: dois pilotos compartilham um turno de 12 horas sem descanso e interrupções, com pausas breves para alimentação que acontece na própria cabine. 
  • Composta: dois comandantes acompanham um turno de 16 horas, sendo um copiloto, podem sair um de cada vez para descansar e fazer um intervalo. 
  • Revezamento: dois comandantes e dois copilotos chegam a ficar até 20 horas no avião, então eles têm mais liberdade para revezar e sair, obtendo maior flexibilidade. 

Alternância de algumas regras 

A alternância de regras tem a ver com o grau de atenção exigida no comando de determinada viagem. Por exemplo, um profissional que passa por um voo mais simples, recebe treinamento e consegue realizar todo o percurso sem tantas pausas. No entanto, aqueles voos transatlânticos que ultrapassam oceanos exigem longas horas e permitem intervalos prolongados. 

Medidas de segurança 

Conforme mencionado, os painéis de comando são conectados a outras centrais de controle e monitoramento. Então mesmo que o piloto tenha algum problema ou cansaço, o sistema continua funcionando a partir do GPS. A divisão dos tipos de voo é importante e garante que todos estejam em segurança e os funcionários não tenham desgastes físicos e emocionais. 




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