O Natal é uma época carregada de muitos significados e tradições. Em algumas famílias, a ceia só pode ser servida exatamente à meia-noite. É o que os seus parentes fazem no dia 24? Se já ouviu falar sobre isso ou vive este momento todos os anos, já se perguntou o motivo para isso? Veja agora o que diz o costume religioso.
Leia mais: 2023 com mais sorte? Coloque ESTES alimentos na ceia de Natal e Ano Novo
Em muitas partes do mundo, o Natal só é comemorado no dia 25, mas a reunião de família começa ainda na véspera em alguns lugares. É o que acontece, por exemplo, no Brasil. A família se reúne no jantar do dia 24. A ideia de esperar até a meia-noite é exatamente para que o Natal seja comemorado na passagem de um dia para o outro.
Ceia à meia-noite
O evento celebra o nascimento do menino Jesus. Na liturgia cristã, o período conhecido como Advento começa em 27 de novembro e vai até 24 de dezembro, às 23h59.
Durante o Advento, é o tempo de preparação e alegria, que é marcado por muita expectativa. Os fiéis esperam o nascimento de Jesus. Ao longo de quase um mês, os cristãos vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a paz. É um tempo marcado por muita reflexão e antecede o Natal.
Todo o período é marcado pelo jejum completo de carne vermelha. Este é o símbolo da fidelidade e a comemoração pelo nascimento de Cristo. Por essa razão, considerando o critério religioso, a mesa é preparada no dia 24, mas o jejum só acaba na virada para o dia 25, depois da Missa do Galo.
Muitas famílias – as mais religiosas – preferem seguir a tradição. Mesmo que todos estejam reunidos no dia 24, a ceia só pode ser servida exatamente à meia-noite para não quebrar o jejum do Advento.
Para aquelas com crianças que não querem deixar de lado a tradição religiosa, a dica é preparar algumas refeições mais leves que podem ser servidas antes do horário, assim todos conseguem aguardar a hora exata, sem quebrar a tradição.