Economizar é a palavra de ordem de todo motorista brasileiro. Por isso, a maioria está sempre em busca de estratégias para elevar ao máximo o desempenho do veículo e reduzir o consumo de combustível.
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Pilotos da GM, acompanhados de jornalistas do Autoesporte e da equipe de engenharia da Chevrolet, realizaram uma série de testes para responder o que é ou não efetivo para poupar gasolina. Os automóveis utilizados foram o Onix Plus, um dos campeões de venda no país, e o Tracker. A seguir, confira os resultados da empreitada.
1. Qual a melhor velocidade para gastar menos?
A primeira simulação considerou o consumo rodoviário a 60 km/h e a 140 km/h, com intervalos de 20 km/h. A prova foi tirada em um percurso circular que simula uma reta infinita, ou seja, o carro rodou em velocidade constante em uma pista sem subidas ou descidas.
De acordo com os resultados, a velocidade mais econômica é a de 60 km/h, já que nesse ritmo o Chevrolet Onix Plus utilizou 30,7 km/l. Para não acabar gastando muito mais tempo na viagem, o ponto ideal é dirigir a 100 km/h.
2. Deixar o ar ligado ou a janela aberta?
No segundo teste, os pilotos demonstraram se vale mais a pena ligar o ar-condicionado ou deixar a janela aberta. Foram realizadas três voltas na pista a 100 km/h com o Chevrolet Tracker.
Com as janelas fechadas, o consumo foi de 18,6 km/l. Abrindo apenas uma janela dianteira, ele caiu para 18 km/l. Fechando novamente e ligando o ar-condicionado, o carro rodou 17,4 km/l, uma diferença bem discreta.
3. Frear mais forte ou ir parando devagar?
O próximo teste descobriu se, na hora de parar o veículo, é melhor acelerar progressivamente e antecipar a frenagem, ou acelerar mais e frear mais forte. Usando a primeira estratégia, o Tracker 1.0 turbo fez 13,1 km/l na pista. Com a segunda, apenas 11 km/l.
Considerando alguém que roda cerca de 15 mil km no ano, a diferença no bolso entre quem tem mais paciência e quem não tem pode chegar a R$ 1.658.
4. Carregar peso aumenta o consumo?
Para realizar o quatro teste, os pilotos fizeram o percurso primeiro sem carga, depois com o Onix Plus lotado em sua capacidade máxima (350 kg). Segundo a GM, o consumo aumenta 1% a cada 35 kg adicionais. Rodado com a carga máxima, o carro faz 9,6 km/l, o que pode aumentar o gasto do motorista em mais de R$ 3.330 por ano.
5. Calibragem do pneu altera alguma coisa?
O último teste revelou se a calibragem dos pneus afeta ou não o consumo de combustível. Comparando o gasto em condições ideais (35 psi) e com menos pressão (20 psi), o Onix Plus gasta pouco mais de R$ 100 quando o pneu está descalibrado. Apesar do valor baixo, vale lembrar que há outros riscos relacionados à segurança dos ocupantes do veículo.