O cartão de crédito do Nubank é um sucesso entre os consumidores de todo o Brasil, que já se acostumaram a monitorar seus gastos pelo aplicativo. O banco digital é hoje o preferido dos brasileiros, mas ainda existe uma reclamação bem comum entre os clientes.
Leia mais: Mudanças do Pix estão chegando: saiba como você será afetado
A fintech adota a prática de oferecer limites bem reduzidos para novos usuários, normalmente de apenas R$ 50. Quando percebe o valor baixo, o solicitante fica sem entender porque isso aconteceu.
Segundo o próprio Nubank, a ação tem como objetivo proteger a instituição financeira de calotes, ou seja, de evitar a inadimplência. Essa medida é adotada quando o banco avalia que o cliente tem um histórico financeiro ruim e pode não ser capaz de cumprir com seus compromissos.
Como funciona a análise?
Antes de liberar o cartão de crédito, quase todas as instituições realizam uma avaliação para conhecer melhor o perfil do consumidor e descobrir se ele é ou não um bom pagador. Quando há contas atrasadas, o score está baixo ou a renda é reduzida, por exemplo, a empresa oferece um limite reduzido.
Ao invés de negar o cartão, o Nubank prefere liberar um produto com uma margem que não vai gerar tanto prejuízo casa o contratante deixe de pagar o que deve. Esse é o verdadeiro motivo do limite de R$ 50.
É possível aumentar o limite?
Conseguir um cartão roxinho, mesmo que com pouca margem, é uma boa oportunidade para construir uma relação com o banco e conseguir um limite maior no futuro. Para isso, o cliente deve adotar atitudes como:
- Nunca atrasar o pagamento das faturas;
- Evitar pagar o valor mínimo;
- Antecipar o pagamento quando possível;
- Concentrar todos os gastos no mesmo cartão;
- Atualizar a renda no aplicativo sempre que houver mudança;
- Contratar outros produtos e serviços do Nubank;
- Limpar o nome e não voltar a ficar negativado.