Quem tem família supersticiosa sabe que as uvas fazem parte da ceia de Réveillon. Há quem apenas as coloque junto à mesa, enquanto outros levam a sério e comem 12 uvas quando o relógio marca meia-noite.
Veja também: Super faxina de Ano Novo! 5 dicas para deixar sua casa prontinha para receber 2023
De onde veio essa tradição?
As uvas têm seu significado ligado à prosperidade e à fartura. Não se sabe ao certo a origem da tradição de comer 12 uvas no Ano Novo. Porém, o que se sabe é que esse é um costume da América Latina.
Países como o Brasil, México e Peru são alguns que mais fazem essa simpatia. Na Europa, esse costume pode ser visto em famílias da Espanha. Na série norte-americana Modern Family, a personagem colombiana Gloria aparece em um episódio defendendo esse ritual, que de acordo com ela, causou mudanças em sua vida.
Como fazer o ritual das uvas no Ano Novo
Fato é que comer as uvas na virada do ano mal não faz. Afinal, toda forcinha extra é bem-vinda para realizarmos as nossas metas. Então, anote o passo a passo.
- Antes da meia-noite, separe uma taça com 12 uvas.
- Quando der meia-noite, comece a comer as uvas.
- Mentalize um desejo diferente para cada uva que comer.
- Você pode dividir esses 12 desejos por mês, ou seja, ao comer a primeira uva, faça seu pedido para janeiro e assim por diante.
Benefícios das uvas
Ao incluir essa fruta no seu Ano Novo, além de dar uma ajudinha nos seus desejos do ano, traz benefícios para a saúde, como:
- Elas podem ajudar a proteger as células do corpo contra o dano celular e o envelhecimento precoce.
- As uvas são baixas em gordura e calorias, o que as torna uma opção saudável como lanche ou adição a uma refeição.
- Essa fruta é uma boa fonte de fibra, o que pode ajudar a promover a regularidade intestinal e a manter o sistema digestivo saudável.
- Pode controlar o açúcar no sangue: as uvas contêm carboidratos, mas também têm uma quantidade significativa de fibras e outros nutrientes que podem ajudar a controlar o açúcar no sangue.