É perigoso comer ovo com a gema mole? Veja se é mito ou verdade

Saiba se há riscos envolvendo o consumo do ovo mal cozido e quais são os meios de conservação ideais do alimento.



O ovo está cheio de nutrientes benéficos que ajudam no funcionamento do nosso organismo. Memória, concentração, perda de peso, melhora no sistema imunológico, entre outras vantagens estão relacionadas ao seu consumo. 

Veja também: ‘Ai minha cabeça’! 3 alimentos que causam enxaqueca (e 4 que melhoram)

Mesmo sendo um alimento rico em nutrientes, será que consumir ovo mal cozido faz mal para a saúde? Existem outros fatores que podem influenciar no proveito que também serão citados. 

Afinal, ovo mal cozido faz mal ou não? 

O ovo, quando mal cozido, traz o risco de haver salmonella, que é uma bactéria causadora da intoxicação alimentar. Em casos mais graves, pode levar até à morte.  Dentre os sintomas que são provocados após a ingestão estão diarreia, febre, arrepios, vômito, entre outros problemas mais sérios. Assustador! 

Para evitar que o ovo fique mal cozido, o tempo ideal para cozinhar é de 4 minutos na água fervente. Se preferir o ovo frito, deixe fritar por pelo menos 2 minutos.

Como identificar um ovo estragado? 

Antes de mais nada, busque também cuidar para não cozinhar ovos estragados. Uma outra forma de identificar um ovo velho é colocando em um copo de água. Detalhe: o ovo deve estar íntegro e não descascado. 

Nesse sentido, caso ele boie e fique em cima da água, ele já está velho e deve ser evitado. Caso ele desça até o fundo, ele ainda está saudável e poderá ser consumido. 

Outra questão importante para manter o cuidado com os ovos é mantê-los na geladeira. Preferencialmente, não logo na porta, que pode ser um fator que atrapalha a conservação dos ovos por causa da variação da temperatura. Isso porque quando a temperatura dos ovos aumenta, há maior risco das bactérias presentes multiplicarem. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário