O Ano Novo é cheio de rituais estranhos e outros que são clássicos e existem há décadas ou até centenas de anos. É o caso da simpatia que envolve comer 12 uvas no dia 31 de dezembro. Você já conhecia esse ritual? Se sim, sabe o que simboliza e porque você recebe o conselho de comer essas frutas na quantidade exata toa virada? Vale a pena entender mais sobre o assunto a partir de agora.
Veja também: Vai pegar pesado no Ano Novo? 5 dicas para curar a 1ª ressaca de 2023
De onde vem o ritual de comer 12 uvas no dia 31 de dezembro?
Como toda boa lenda, o ritual de comer 12 uvas na virada do ano possui diferentes origens. Uma das principais remonta ao ano de 1880, quando a burguesia espanhola realizou um gesto absurdo para zombar da classe alta francesa. Eles passaram a comer uvas e beber vinho na época da virada de ano para imitar os franceses. Comer uvas em dezembro se tornou algo estranho, porém cativante para a época.
Outra possibilidade diz que em 1909, os espanhóis tiveram uma colheita enorme de uvas brancas (aledo). Por isso, passaram a comer mais o fruto no ano novo como símbolo de prosperidade. Afinal, muitos conseguiram vender uma bela quantidade e acumular capital para cuidar da própria vida.
Entenda mais sobre o ritual das 12 uvas
De qualquer forma, saiba que a uva é considerada em muitas culturas como um símbolo de boa sorte, espiritualidade e de fartura. Conforme os anos foram se passando, as crenças ganharam força e se tornaram tradição.
O motivo de se comer exatamente 12 uvas é para que haja um simbolismo direcionado à cada mês do ano seguinte. Dessa forma, você estaria assegurando prosperidade e bonança para os 12 meses do ano que virão.
Sendo assim, não custa nada fazer uma fezinha e comer 12 uvas quando o relógio soar meia-noite, certo? Afinal de contas, independente de qualquer crença, as uvas também são frutas nutritivas e ricas em vários antioxidantes, os quais combatem a degeneração celular.