Engravidar tomando anticoncepcional é algo possível, mesmo que o risco seja baixo. Em algumas situações, a causa é o uso de remédios que conseguem acabar com a eficácia do método. O que muitas mulheres nem imaginam é que até mesmo os alimentos podem prejudicar a prevenção por meio do anticoncepcional. Fique de olho aberto!
Leia mais: Teste de gravidez caseiro do TikTok funciona? Entenda os riscos
O método é conhecido como um dos mais comuns para prevenir a gravidez. O anticoncepcional tem hormônios que interrompem a ovulação. É um dos preferidos pelas mulheres brasileiras que desejam evitar uma gestação. Mas apesar de toda a confiança no mesmo, alguns erros podem colocar a eficácia do remédio em risco.
Alimentos que podem diminuir a eficácia do anticoncepcional
Entre os medicamentos, alguns antibióticos e anticonvulsivantes podem prejudicar por completo o efeito da pílula. É sempre bom conferir com o médico ginecologista a relação de remédios que devem ser evitados e usados com mais cautela por aquelas que já fazem uso do anticoncepcional.
O consumo de alguns alimentos também merece mais atenção. Pesquisas recentes mostram que o consumo frequente do suco de toranja pode prejudicar a eficácia do anticoncepcional.
De acordo com a farmacêutica química Paula Molina, em entrevista ao portal Red Salud, este não é apenas um mito. As frutas cítricas, segundo ela, podem diminuir a quebra do estrogênio no corpo. Além do risco de uma gestação, as frutas cítricas podem provocar mais efeitos colaterais, como dores nas mamas.
O carvão ativado também pode ser um risco para as mulheres que fazem uso do anticoncepcional. Ele é muito encontrado atualmente em alguns produtos de beleza, pois pode eliminar algumas toxinas do intestino e carregar nutrientes e compostos ativos.
Assim como alguns medicamentos, o carvão ativado pode neutralizar o efeito do anticoncepcional. Lembre-se de sempre consultar o médico e questionar quais são os remédios que devem ser evitados durante o uso do anticoncepcional para reduzir os riscos e imprevistos.