A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é um problema comum entre os brasileiros. Ela pode causar derrames cerebrais, infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal e alterações na visão.
Veja também: Adeus artérias entupidas: 7 alimentos que são tiro e queda para a circulação
Ou seja, quando um paciente detecta esse problema, é preciso agir o quanto antes para evitar consequências graves. Para amenizar a situação, pode-se utilizar remédios. Além disso, a mudança de hábitos é essencial.
Incorporar exercícios físicos na rotina pode ser muito útil, por exemplo. Além disso, cuidar da alimentação é fundamental para combater a pressão alta.
Os alimentos que amenizam a pressão alta
Existem dois grupos de alimentos que são ideais para quem sofre com pressão alta. Eles devem ser consumidos ao menos duas vezes na semana. São eles: os vegetais e os peixes gordos.
Alguns exemplos de peixes que podem ser incluídos na alimentação são atum, pirarucu e robalo. Já quando falamos de vegetais, existem uma ampla variedade. Eles podem ser consumidos crus, cozidos ou assados.
O ideal é investir em um prato colorido, com nutrientes diversos, e cuidar a dose. Pare enquanto estiver satisfeito e aprenda a prestar atenção aos sinais de que você já comeu o suficiente.
Quais alimentos devem ser evitados?
Sal
O excesso de sódio aumenta a pressão arterial. Reduza o consumo de alimentos processados e adicione pouco ou nenhum sal às refeições.
Refrigerantes e sucos
As bebidas açucaradas podem aumentar os níveis de açúcar no sangue e contribuir para o aumento da pressão.
Alimentos gordurosos
Frituras e alimentos processados ricos em gordura podem aumentar os níveis de colesterol e contribuir para a hipertensão arterial.
Alimentos ricos em sódio
Produtos enlatados e embutidos podem ser ricos em sódio e agravar ainda mais o problema, então é melhor evitar.