Principalmente no verão, as baratas se tornam um problema na maioria dos lares. Elas chegam pelos ralos ou pela rua e gostam de ficar principalmente na cozinha.
Veja também: Entenda as razões do aumento do consumo de insetos comestíveis
Fato é que esses insetos trazem doenças e a maioria das pessoas têm um imenso nojo apenas de olhar para eles. Além das baratas tradicionais, ainda existem as baratas pequenas, que quase confundimos com outros tipos de insetos. O nome popular para elas é “francesinhas”.
As baratas são insetos que podem transmitir doenças e prejudicar a saúde humana de várias maneiras. Elas podem andar sobre alimentos e superfícies sujas, contaminando e deixando bactérias e germes.
Além disso, as baratas podem transmitir doenças como salmonella, disenteria e febre tifóide, entre outras. Outro risco é que elas podem danificar os materiais de construção, pois comem papel, tecidos e outros materiais.
O que são as baratas pequenas
As pragas desse tipo são compostas pelas variedades asiática, alemã, madeira da Pensilvânia e faixa marrom. Elas não têm asas, dessa forma não podem voar.
As baratas pequenas têm no máximo 2 centímetros de comprimento e é quase impossível vê-las durante o dia. Além disso, são difíceis de controlar porque se reproduzem muito rapidamente: por exemplo, uma espécie delas pode botar 40 ovos por vez.
Como eliminar as baratas pequenas da sua cozinha
- Sempre armazene os alimentos em recipientes fechados ou herméticos.
- Mantenha a pia livre de louça suja: não vá dormir sem vencer a pilha de louças!
- Cada vez que derramar uma bebida ou derrubar um alimento, limpe para que não atraia os insetos.
- Jogue fora caixas e jornais velhos, pois são um bom esconderijo para as baratas.
- Limpe a geladeira, o forno, micro-ondas e a torradeira com frequência.
- Higienize embaixo e atrás dos aparelhos para remover quaisquer resquícios de comida.