Primeiramente, um dos fatores que mais influenciam a alimentação é a mentalidade, a partir de uma relação saudável com os ingredientes. Jamais tenha medo de se alimentar bem, adquirindo todos os nutrientes essenciais para o seu metabolismo. Deixar de comer só gera compulsão, ansiedade e ainda resulta em problemas de saúde, fraqueza e falta de energia.
Veja também: Em paz com a balança: revelada a dieta perfeita para emagrecer em 2023
Entendo um pouco sobre densidade calórica
É preciso compreender que comer pouco não significa necessariamente ingerir menos calorias. Por exemplo, 100g de arroz tem a mesma densidade calórica do que 240g de batatas, que aumentam a saciedade. Portanto, fazer substituições pensando em porções generosas que te satisfazem com certeza vai mudar sua estratégia de perda de peso rapidamente.
Não esqueça de fazer um plano alimentar
O planejamento é indispensável para se atingir qualquer objetivo, então comece estabelecendo metas, prazos e um cronograma com o cardápio da semana. Aproveite para se aproximar da cozinha e caso não tenha tempo, prepare marmitas que possam ser aproveitadas ao longo dos dias. Nesse caso, você vai conseguir fugir das refeições fora de casa que comprometem os resultados.
Alimentos para comer e se sentir satisfeito
Conforme foi mencionado acima, os diversos tipos de batata são excelentes acompanhamentos, enquanto melão, melancia, alface, chuchu, brócolis, morango, abóbora, tomate, feijão e lentilha elevam a saciedade e concentram poucas calorias. Componha um prato simples e não esqueça da salada, que além de ser rica em nutrientes, ajuda a controlar o apetite.
Desacelere e escolha cada um dos ingredientes
Atualmente todos são constantemente bombardeados com informações e precisam fazer várias tarefas ao mesmo tempo, deixando a alimentação em segundo plano. Para muitos, a refeição é rápida e desatenta, mas é necessário desacelerar e a cada momento, desfrutar da comida, escolhendo cada um dos ingredientes cuidadosamente, pensando sempre nos benefícios.