Uma matéria da CNBC Make it ouviu a especialista em psicoterapia Katherine Morgan Schafler. O objetivo foi identificar os 5 tipos de padrões perfeccionistas que existem no planeta. Ela tem vasta experiência no tema e fez algumas revelações bem interessantes a respeito.
Veja também: Você é aquilo que come! 9 comidas vão revelar como é sua personalidade
“Tenha em mente que o perfeccionismo é uma construção fluida e dependente do contexto. Por exemplo, você pode ser um perfeccionista confuso quando se trata de namoro e um perfeccionista intenso no trabalho”, afirma. Ela complementa que compreender o seu perfil irá ajudá-lo a apreciar e gerenciar seus aspectos únicos.
Veja os cinco tipos de perfeccionistas e suas características:
1 – Os bagunceiros
Pode parecer contraditório, mas a verdade é que sim, existem os perfeccionistas bagunceiros. São pessoas que conseguem lidar vem com a pressão e com a ansiedade, mas costumam apresentar dificuldades para manter o foco e levar os objetivos de forma tranquila adiante.
2 – Perfeccionistas procrastinadores
Estas são as pessoas que sabem bem como planejar suas atividades e rotinas, olham para os objetivos e veem com clareza tudo o que precisa ser feito. O que falta para elas é a capacidade de ação, já que deixam tudo para o último momento. O cuidado tem que estar para a grande chance de se deparar com a indecisão na “hora H”.
3 – O parisiense
São os tipos de perfeccionistas que se mostram mais sedutores e com melhores habilidades sociais do que todos os demais. O cuidado aqui deve ser direcionado apenas para que esse excesso de preocupação com o outro não se converta em necessidade de agradar o tempo todo.
4 – Perfeccionistas clássicos
Como o próprio nome sugere, são os tipos de perfeccionistas padrão, confiáveis, consistentes, detalhistas e estáveis na maior parte do tempo. O grande problema pode se configurar na necessidade de controlar as situações em sua vida.
5 – Intensos
Por fim, temos os perfeccionistas intensos. São pessoas que têm foco obstinado e sabem exatamente onde querem chegar. Nada vai impedi-las de conquistar os objetivos, sendo implacáveis até demais. O problema é que a necessidade de ter tudo perfeito pode ser um grande empecilho no caminho.