Calibrar os pneus do carro ainda é um mistério para você? Então chegou a hora de aprender definitivamente o que é preciso para deixar a pressão interna dos pneumáticos no calibre ideal. Isso vai ajudar muito em vários sentidos no seu dia a dia e na manutenção do carro. Aliás, você vai conseguir até economizar um bom dinheiro.
Veja também: Nada de econômicos! 8 carros populares que bebem MUITA gasolina
Por que você deveria calibrar os pneus do carro corretamente?
Você deve calibrar os pneus do carro por vários motivos, mas alguns se destacam muito em relação aos demais:
Economia de combustível: um dos pontos importantes e que vai ajudar você a economizar dinheiro está na questão da autonomia. Rodar com os pneus calibrados incorretamente ou murchos fará com que o motor precise de mais potência e, consequentemente, gaste mais combustível. O preço da gasolina não está muito barato para se dar ao luxo, certo?
Reduz a manutenção do carro: outro ponto importante é que calibrar os pneus corretamente ajuda a prevenir problemas em outras peças. O carro funciona melhor, tem mais amortecimento e maciez para rodar, o que faz com que não sobrecarregue algumas estruturas, como amortecedores e suspensão.
Evita acidentes: por fim, a calibragem ideal previne acidentes de carro. Isso porque com os pneus murchos é mais fácil derrapar, aquaplanar e perder o controle da direção do automóvel.
Como saber se a calibragem está certa?
O melhor caminho para averiguar a calibragem certa do carro é checar o manual do proprietário. Isso porque lá consta tudo o que se deve saber para fazer a manutenção adequada.
Nos modelos mais atuais, há informações sobre o nível dos pneus na parte interna lateral das portas do carro. Confira se existe alguma inscrição. Assim, você rodará com a quantidade de pressão adequada em seu veículo.
Dica de ouro para calibrar os pneus de forma correta
Por fim, a dica de ouro para calibrar os pneus do carro corretamente é: faça isso nas primeiras horas do dia. Sim, existe um horário ideal. Isso porque você deve calibrar os pneus enquanto o carro está frio.
O calor faz o ar se expandir e alterar a calibragem que você acompanha no equipamento de ar. Essa mudança pode ser de até 5 psi.