Bolas laranjas nos fios: mate a curiosidade e descubra por que estão lá

Curioso em saber o funcionamento das esferas que ficam entre os fios elétricos? Explicamos a sua funcionalidade e sua relação com a segurança.



Ao passar pelas ruas, alguns equipamentos chamam mais a nossa atenção do que outros. Nós nos questionamos o motivo de estarem ali e qual a sua utilidade. E o que você precisa saber é que a simples existência das bolas laranjas salva vidas. É isso mesmo!

Veja também: Fim do mistério! Você não vai ACREDITAR para que serve o furo no cadeado

A esfera, que possui uma variação de cores entre o vermelho e o laranja, possui um significado muito mais amplo do que aparenta ser e oferece maior serviço, tanto visualmente quanto tecnicamente. 

Qual a utilidades das esferas nos fios? 

As chamadas “esferas de sinalização diurna” possuem uma função muito importante voltada aos pilotos de meios de transporte aéreo. Quando você está em áreas urbanas, com muita movimentação, elas são percebidas com maior facilidade por tal motivo. 

O sinalizador demonstra que os cabos estão ali, para não passarem despercebidos e avisar os pilotos. São fios complicados de se enxergar, ainda mais quando você está acima dele, pilotando um helicóptero ou um avião. Por tal motivo, a cor é chamativa e diferente das dos fios. 

Além disso, as bolas foram projetadas para resistir a raios ultravioletas e não entrarem em atrito com o cabo. São  também resistentes à água, poeira e alta temperatura. 

Redução de riscos

Com elas posicionadas e visíveis, é possível que meios de transportes que estejam no ar evitem-nas para reduzir riscos maiores à integridade humana e deste meio aéreo.

Não é tão incomum que helicópteros fiquem presos em fios e cheguem a pegar fogo logo em seguida. Em casos mais graves, aviões chegam a cair pelos sinalizadores não terem sido equipados da forma correta ou selecionados na cor correta. 

Quem cuida disso? 

Quem é a responsável pela regulamentação das esferas é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Ela obriga a instalação destas bolas nos fios de alta tensão e trabalha com as melhores condições para a instalação, levando em consideração seu valor técnico. As normas NBR15237 (especificação) e a NBR6535 (procedimento) falam sobre os cuidados que devem ser tomados com o produto. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário