scorecardresearch ghost pixel



Janelas e fogos de artifício são uma combinação PERIGOSA; veja porquê

O show de luzes no céu pode ser interessante, mas também há alguns perigos ligados a essas comemorações. Saiba como prevenir acidentes.



Os fogos de artifício são fabricados com pólvora e outros materiais inflamáveis, incluindo nitrometano, acetileno e enxofre. Quando queimados, esses materiais produzem gases que podem danificar os tecidos das vias respiratórias, irritar os olhos e causar dores de cabeça.

Veja também: ‘Detecção de Acidentes no iPhone’ é a função da Apple para salvar vidas

A nuvem de gases deixada por esses elementos também libera metais pesados nocivos para a saúde humana, como chumbo e mercúrio, potenciais contaminantes do sangue. 

É preciso ter cuidado para evitar acidentes

Por essas razões, comemorar com fogos deve sempre ser feito de maneira responsável. É importante seguir as recomendações de bom senso, seguindo as leis existentes para optar por locais seguros, preparar uma área de segurança limpa e evitar ativos perigosos, ligados a acidentes relatados todos os anos, em diversas situações. Em condições extremas, o descuido leva a incêndios florestais, uma vez que as chamas se espalharam rapidamente.

Por que fechar a janela durante a queima de fogos? 

  • Prevenção de acidentes: ajuda a evitar lesões e prevenir incêndios, pois os fogos de artifício causam choque térmico e liberam faíscas ou estilhaços quentes que podem entrar em contato com materiais inflamáveis.
  • Reduzir o nível de ruído: fechar a janela durante a queima de fogos de artifício pode reduzir o nível de ruído para uma família ou vizinhos, ajudando a preservar a paz do bairro. Isso inclui proporcionar um ambiente mais acolhedor aos animais de estimação. 
  • Eleva a prevenção de incêndios: previne pontos de incêndios, dado que determinados materiais reagem em contato com o calor, de combustíveis a produtos domésticos.

Priorize a sua segurança e a dos demais 

Lembre-se sempre que ver a queima de fogos é cheio de encanto, mas vê-los de uma forma segura é primordial. Tome uma distância de pelo menos 25 metros, desde que tenha uma barreira e todos estejam atentos aos barulhos. Portanto, alguém precisa estar monitorando, sem olhar o celular, garantindo que nenhuma explosão desviou da rota e está se aproximando. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário