Todo mundo já se sentiu enganado por vendedores de carros na hora de comprar um automóvel usado. No caso dos zero-quilômetro não existem muitas opções que possam ser mascaradas. Porém, as garagens que vendem carros usados podem ser lugares que exigem cuidados.
Veja também: Peugeot pode lançar carro que NUNCA ficará velho; será o fim dos outros?
Pensando nisso, separamos algumas das principais mentiras que os vendedores de carros contam para tentar concretizar a venda:
1 – Único dono
Uma das mentiras mais famosas contadas por vendedores de carros é a de que o veículo tinha apenas um dono. Essa fala pode esconder duas verdades:
O que acontece é que veículos de único dono são famosos por apresentarem mecânica confiável e bom estado de conservação. Porém, isso nem sempre é verdade. Afinal, o carro pode ter sido de uma empresa, por exemplo, e pode usado para fazer trabalho pesado.
2 – Vendedores de carros podem falar que o ar-condicionado precisa de gás
Você já ouviu vendedores de carros dizerem que o ar-condicionado não está gelando porque precisa colocar gás? Provavelmente isso é uma bela “lorota”. Afinal de contas, adicionar gás no sistema do ar-condicionado é uma das manutenções mais baratas que existem.
Na maioria das vezes, o problema é outro e bem mais grave, senão ele teria sido resolvido anteriormente.
3 – “Era carro de mulher”
Esse tipo de argumento que alguns vendedores de carros ainda insistem em usar está cada dia mais ofensivo e fora de moda. Afinal, ao dizer que o carro era de uma mulher, eles querem que você acredite que foi bem cuidado e está em ótimo estado. No entanto, não passa de uma crença machista e descabida.
4 – Caçamba nunca utilizada
Alguns vendedores de carros apostam na total ignorância do consumidor. Caso contrário, não falariam que a caçamba de uma caminhonete nunca foi utilizada. Se alguém lhe disse isso, sempre desconfie e não acredite facilmente.
5 – Mentiras dos vendedores de carros: Jipe que nunca andou na lama
Um carro 4×4 foi desenvolvido para rodar em qualquer pavimento e, muito provavelmente, irá rodar. As pessoas pagam mais caro justamente para fazer isso. Todo mundo que já teve um jipe quer colocá-lo na lama para testar, não tem jeito.
6 – Consumo fora da realidade
Outro argumento mentiroso utilizado por vendedores de carros está no consumo. Sempre procure as métricas oficiais de cada carro e saiba que, provavelmente, ele gastará mais na sua mão.
7 – Mentiras de vendedores de carros: motivo da venda
Por fim, entenda que não interessa o motivo pelo qual o carro está sendo vendido. Quando mais estranha for a história, maiores as chances de ser uma grande mentira.
Procure alguém especializado que possa checar o estado do carro e só compre veículso de vendedores confiáveis e lojas atestadas.