Você já sentiu algum gosto ruim na boca e não soube identificar bem ao certo o sabor ou qual é a causa dele? Saiba que o paladar alterado sem causa aparente deveria ser levado mais a sério pelas pessoas. Ele pode representar alguma doença ou que algo não vai bem em seu organismo; entenda melhor o assunto a partir de agora.
Veja também: Parece droga, mas não é! Saudade pode gerar sintomas físicos ‘cruéis’
Descubra o que pode causar o gosto ruim na boca das pessoas
Se você está sentindo um gosto ruim na boca agora, mas nunca o sentiu antes e ele começou há pouco minutos, acalme-se. Pode não ser nada, como na maioria dos casos. Algumas alterações gástricas ou metabólicas naturais podem gerar o gosto estranho na língua, bochechas e na boca como um todo.
Se o gosto ruim apareceu e nunca mais retornou, não há necessidade de se preocupar, principalmente se ele não estiver atrelado a nenhum outro sintoma estranho. No entanto, existem situações que devem ser encaradas com mais cuidado.
Caso você sinta um gosto estranho que não passa e já perdura por um bom tempo, marque uma consulta com um dentista. Este deve ser o primeiro profissional a ser consultado para entender se há algo de estranho com as estruturas da sua boca.
O gosto ruim na boca pode ser oriundo de uma cárie, má higiene bucal, tártaro e outras alterações odontológicas. Neste caso, basta efetuar o tratamento adequado para resolver o problema.
Causas comuns para o problema
Pode ser que o gosto ruim na boca também seja oriundo de refluxo gastroesofágico, má alimentação, tabagismo ou de fatores distintos. Entre as causas mais comuns estão:
- Doenças diversas;
- Uso de medicamentos;
- Síndromes do organismo;
- Alimentação;
- Suplementação alimentar;
- Infecções;
- Problemas dentários.
Se há algum líquido amarelo ou avermelhado, pode haver alguma alteração importante no trato digestivo; procure um médico. No entanto, muitas pessoas podem sentir gosto ruim na boca em situações de doenças graves – sempre procure um médico para avaliar corretamente.