Briga de titãs: Google anuncia o Bard, seu concorrente ao ChatGPT

Após o sucesso do ChatGPT nas redes, o Google anunciou o lançamento do Bard: seu chatbot inteligente que promete facilitar a vida do usuário.



Nesta segunda-feira (6), o Google acabou com os rumores e confirmou o lançamento de seu concorrente ao ChatGPT. Seu chatbot será chamado de Bard e será liberado publicamente nas próximas semanas. Assim, seu nome foi inspirado nos bardos, fazendo referência às pessoas que transmitiam histórias oralmente na Europa.

Leia mais: ChatGPT faz profissão bombar e ser uma das mais rentáveis do momento

De acordo com o Google, o Bard conta informações atualizadas da internet, sendo capaz de gerar respostas de alta qualidade. Assim, é possível que os internautas peçam ajuda e pergunte qualquer coisa ao Bard, que entregará eficientemente uma resposta altamente completa.

“Combinaremos respostas externas com nossos testes para atingir altos níveis de qualidade, segurança e fundamentação em informações do mundo real”, afirmou a empresa. No entanto, ainda não foi informado sobre de que forma será possível acessar o Bard, se será por um aplicativo, site, ou de ambas as formas. Maiores informações acontecerão nesta quarta (8), durante um evento do Google em Paris.

Respostas das buscas contarão com Inteligência Artificial

Com o anúncio do Bard, o diretor executivo do Google, Sandar Pichai, afirmou que o buscador passará a implementar maior inteligência artificial nos resultados das buscas. Dessa forma, é possível que ele passe a entregar respostas mais diretas e completas aos internautas, ao invés de entregar diversos links de sites.

Contudo, a empresa ainda não informou quando as respostas personalizadas de acordo com a pergunta passarão a valer na ferramenta de pesquisa. Assim, Pichai se limitou a dizer que elas serão liberadas “em breve”.

Chatbot inteligente também representa ameaça

No final do último ano, sites americanos especializados em tecnologia declararam que a Google teria emitido um “alerta vermelho” para que sua equipe acelerasse o desenvolvimento do Bard. Isso devido ao sucesso do ChatGPT, da OpenAI.

No entanto, a chatbot inteligente tem sido motivo de preocupação em diversos casos, principalmente na área educacional. Uma universidade americana divulgou que pessoas replicaram as perguntas das provas à inteligência artificial, transcrevendo a resposta no teste.

Ademais, escolas e universidades também estão preocupadas com as tarefas dos alunos, visto que o chat poderá responder facilmente e evitar que ele estude para tal. Já no campo judiciário, um juiz na Colômbia afirmou que escreveu uma sentença relacionada ao autismo utilizando a resposta do ChatGPT.

Contudo, para o Google, sua principal ameaça é a Microsoft, que tem investido bilhões na OpenAI para integrar o chatbot na busca do Bing. Mesmo que o Google ainda seja líder no setor de pesquisa, a empresa precisa acelerar para não perder o seu posto para uma ferramenta que ofereça respostas inteligentes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário