Após uma reunião nesta segunda-feira (6) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que o governo está planejando lançar um cartão especial para beneficiários do INSS. Por meio dele, os aposentados e pensionistas do instituto que possuem conta no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, terão descontos especiais.
Leia mais: Confira o valor do aumento em aposentadorias do INSS acima de um salário mínimo
De acordo com Lupi, os dois bancos juntos possuem um total de 14 milhões de pessoas dos 37 milhões de beneficiários do INSS. Assim, o objetivo do governo é de lançar o cartão em março deste ano.
Quais serão os benefícios do cartão?
O ministro esclareceu que o intuito é oferecer o cartão do beneficiário aos 37 milhões de cidadãos auxiliados pelo INSS, para que eles possam utilizar os serviços de transporte público no Brasil.
Além disso, o cartão possibilitará também descontos pelos bancos, que possuem parcerias com empresas. Assim, os beneficiários terão acesso a benefícios exclusivos.
“Ao invés de o beneficiário da Previdência precisar tirar uma autorização local para usar os serviços de transporte daquele município, com o cartão ele terá validade nacional. Também estamos buscando novos benefícios aos aposentados. Correntistas do Banco do Brasil terão descontos, por exemplo, em farmácias conveniadas, benefícios em passagens aéreas, em hotéis e em outros serviços”, garantiu o ministro.
Contudo, Lupi ainda afirmou que outras instituições financeira privadas também serão procuradas para oferecerem benefícios semelhantes ao segurados do INSS.
Calendário de pagamentos do 13º do INSS volta ao normal
Devido a pandemia da Covid-19, os pagamentos do 13º salário do benefício estavam sendo feitos integralmente no início do ano. No entanto, após três anos dessa medida, o repasse do benefício voltará a ser de acordo com o calendário padrão.
Sendo assim, a primeira parcela do 13º será repassada aos beneficiários entre agosto e setembro, no valor da metade do repasse do benefício mensal. Já a segunda parcela, com incidência dos descontos do Imposto de Renda, será paga entre novembro e dezembro.