O governador do Acre, Gladson Cameli, deu uma excelente notícia para os acreanos que desejam tirar a carteira de habilitação, mas que estão sem dinheiro para arcar com o processo. O Detran irá ofertar a oportunidade por meio do Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores.
Leia mais: Ter CNH virou luxo: 2 estados sobem preço do documento em 2023
Ao todo, serão 5 mil vagas para pessoas de baixa renda em todo o estado, além de oportunidades também para mulheres vítimas de violência doméstica.
“Hoje, o Acre é um exemplo para outros estados com a execução do CNH Social. Tenho certeza de que serão 5 mil pessoas que realmente precisam, que estão na cidade, no campo, que acabaram de concluir o ensino médio e precisam de uma oportunidade. Temos um Detran diferenciado, que olha para frente para fazer mais”, afirmou o governador.
Programa continuará no Detran pelos próximos cinco anos
Além de ofertar as vagas atualmente, o decreto assinado por Gladson Cameli também prevê que o programa continuará ofertando oportunidades como essa durante os próximos cinco anos. Desse modo, 5 mil moradores do estado poderão se inscrever para conseguir a CNH gratuita.
Também é possível adicionar ou mudar de categoria sem gastar um real.
Em resumo, o programa é destinado para os estudantes que têm entre 18 e 25 anos e também que cursaram e concluíram o ensino médio na rede pública de ensino. Além deles, os moradores da zona urbana e da zona rural inscritos no CadÚnico também têm direito ao benefício.
Ademais, o programa prevê que 5% do total de vagas seja ofertado para pessoas com deficiência. Além disso, mais mil vagas extras devem ser disponibilizadas para mulheres que foram vítimas de violência doméstica.
Como pedir a CNH gratuita?
As regras e etapas do programa variam de acordo com o estado que está oferecendo a oportunidade. Isso ocorre devido ao fato de o Detran ser um órgão independente, ficando livre para determinar as suas regras e requisitos.
Algumas normas básicas são seguidas em todo o país, porém. Dá uma olhada:
- Ter mais de 18 anos;
- Renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
- Morar no estado da vaga;
- Saber ler e escrever.
Os estados que já exibem o programa de CNH Social até o momento são:
- Acre;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- São Paulo;
- Minas Gerais;
- Rio Grande do Norte;
- Roraima;
- Tocantins;
- Pernambuco;
- Ceará;
- Piauí;
- Amazonas;
- Mato Grosso do Norte;
- Pará;
- Paraná;
- Santa Catarina.