A sinestesia é uma condição neurológica rara que confere ao indivíduo uma percepção sensorial adicional ao estímulo principal. Por exemplo, uma pessoa sinestésica pode ouvir uma música e ver cores ou sentir sabores ao mesmo tempo. A palavra “sinestesia” vem do grego e significa “mistura de sensações’’, permitindo que palavras e sons sejam percebidos a partir de uma cor.
Veja também: Vai ter uma menina? 15 nomes femininos que significam ‘guerreira’
Um fenômeno que ainda precisa ser estudado
A ciência ainda não entende completamente a sinestesia, mas acredita-se que ela seja causada por conexões anormais entre as áreas do cérebro responsáveis por processar diferentes tipos de informações sensoriais. A sinestesia pode ser hereditária e está presente em cerca de 4% da população, sendo mais comum em mulheres do que em homens.
Como o nome pode ter uma cor específica?
Indivíduos sinestésicos têm a capacidade de ver a letra “A” como vermelha, enquanto outra pessoa pode visualizar a mesma letra na coloração azul. Da mesma forma, a palavra “amor” pode ser verde para uma pessoa e rosa para outra. Essas associações são tão fortes que elas não conseguem ver o nome sem visualizar a cor correspondente, causando ansiedade.
Descubra a cor do seu nome com Bernadette
Cada sinestésico tem o seu próprio alfabeto de cores e a artista Bernadette Sheridan resolveu disponibilizar sua base de impressões no site ‘’What Color is Your Name’’, no qual todos podem verificar tonalidades aproximadas. Para ela, a cor também está associada à personalidade, conforme verificou ao observar o comportamento de familiares e amigos próximos.
O excesso de estímulos pode ser perturbador
Assim como foi mencionado acima, o excesso de estímulos pode ser perturbador. Imagine que uma pessoa não tem o controle sobre essas associações de termos com as cores, que prejudicam sua concentração. Dessa maneira, a sinestesia pode estar associada a distúrbios mentais e até crises psicóticas, exigindo acompanhamento com especialistas.