O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais importantes e amplamente reconhecidas do Brasil, que tem sido uma ferramenta importante para a avaliação da educação no país e instrumento de acesso ao ensino superior. Com o passar do tempo, o modelo de análise do desempenho dos candidatos foi atualizado, atribuindo peso às questões.
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O desenvolvimento do ENEM como vestibular
Em 1998 a prova era voluntária e não tinha um peso tão importante como hoje. Em 2009, o ENEM se tornou a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, com a criação do Sistema de Seleção Unificada (SISU). A partir desse período, aqueles que desejavam acessar a universidade pública ou obter financiamento, começaram a se inscrever antecipadamente no portal do aluno.
O que significa TRI no ENEM?
O Teor de Resposta ao Item (TRI) é uma medida de desempenho que reflete a habilidade dos estudantes em responder corretamente a uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Esse mecanismo explica porque os aprovados não necessariamente acertaram mais do que seus concorrentes, mas obedeceram ao critério de avaliação médio do gabarito. Afinal, se o aluno teve dificuldade em algo que a maioria foi bem, o desconto deve ser maior.
O cálculo para validar cada questão
O TRI é calculado a partir da seguinte fórmula: (número de respostas corretas) / (número de respostas corretas + número de respostas erradas). Esse cálculo é feito para cada questão e permite identificar a proporção de estudantes que responderam corretamente. Existe um sistema informatizado que processa todos esses dados pelo computador, aumentando a confiabilidade do teste e a rapidez em disponibilizar as provas corrigidas.
Como o sistema Teor de Resposta ao Item influencia na nota final?
Se uma grande quantidade de estudantes responder a uma questão corretamente significa que o conteúdo não apresenta uma dificuldade elevada, aumentando o seu valor. Da mesma forma, quando a pergunta teve poucos acertos, a dificuldade diminui o peso total da resolução. O sistema busca reconhecer os indivíduos que demonstraram ter mais habilidade, reunindo saberes básicos estabelecidos no edital e não apenas aplicações avançadas.
O mecanismo garante que a prova seja aprimorada
O processo também é utilizado para avaliar a qualidade da questão, com base na capacidade dos estudantes de identificar a resposta correta. Questões com TRI baixo são consideradas mais difíceis e podem ser revisadas para melhorar a clareza e a objetividade da questão. Por outro lado, questões com TRI alto são consideradas mais fáceis e podem ser utilizadas como uma referência para a elaboração de questões similares no futuro.