Nos últimos dias, a descoberta de OVNIs abatidos nos EUA, Canadá, China e América Latina despertou a curiosidade do mundo. Embora a simples menção desses objetos sugira a possibilidade de visitas extraterrestres, não há prova disso.
Leia mais: Mais OVNIs são derrubados nos EUA e Canadá; entenda o que está acontecendo
A internet está repleta de rumores de OVNIs alienígenas depois que os objetos misteriosos foram abatidos sobre o espaço aéreo dos EUA, Canadá e China em uma semana – e um general da força aérea dos EUA se recusou a descartar incursões “extraterrestres”.
Embora os militares dos EUA tenham sugerido que os alvos eram provavelmente balões de vigilância – e apontaram o dedo para a culpa em um programa chinês de ” balão espião ” – a especulação de que eles poderiam ser OVNIs está enraizada em um avistamento da Força Aérea dos EUA de objetos misteriosos, extremamente objetos em movimento rápido voando sobre o oceano em 2004.
Especialista em ufologia opina
Jeferson Martinho, jornalista e pesquisador com 30 anos de experiência na Ufologia, diz que o hype criado em torno do assunto é desproporcional e tem mais a ver com a forma como o Pentágono vem lidando com o assunto. Ele acredita que a existência de vida inteligente não sugere automaticamente um ataque à Terra. A briga agora é de “cachorro grande”.
Ele ainda afirma que a cobertura midiática sobre os avistamentos de OVNIs muitas vezes prejudica a seriedade do tema. “Os meios de comunicação, em geral, tendem a tratar o assunto como algo espetacular e sensacionalista, enquanto a Ufologia é uma área séria de estudo que requer investigação rigorosa e científica. Infelizmente, muitas vezes a cobertura midiática não ajuda nesse sentido”, explica Jeferson.
Apesar de muitos avistamentos terem sido explicados por fenômenos naturais, enganos ou fraudes, há casos em que as evidências são mais difíceis de explicar. A maioria dos cientistas acredita que a vida extraterrestre é possível, mas a questão de se já visitou a Terra permanece controversa.
Os governos têm sido notoriamente secretos sobre o assunto, levando muitos a acreditar em uma conspiração de encobrimento. No entanto, em recentes anos, o governo dos EUA liberou informações anteriormente classificadas sobre avistamentos de OVNIs por militares, alimentando ainda mais o interesse e debate em torno do assunto.
Independentemente de haver ou não vida extraterrestre visitando a Terra, a busca por sinais de vida fora do nosso planeta continua sendo uma das maiores fronteiras da ciência. A exploração espacial e a busca por planetas habitáveis são áreas de pesquisa em rápida expansão, com o potencial de responder algumas das perguntas mais fundamentais sobre o universo e nosso lugar nele.
OVNIs
OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) são objetos aéreos que são observados e relatados por testemunhas, mas que não podem ser explicados pelos meios convencionais. Embora muitas pessoas associem OVNIs com extraterrestres, esses objetos são simplesmente classificados como “não identificados” porque sua natureza exata e origem ainda são desconhecidas.
A pesquisa científica em torno de OVNIs é limitada, mas os avistamentos e relatos têm sido estudados ao longo das décadas. A maioria dos avistamentos pode ser explicada por fenômenos naturais, tais como aeronaves, drones, meteoros, planetas, e fenômenos atmosféricos, como nuvens, relâmpagos, entre outros.
No entanto, alguns avistamentos de OVNIs permanecem inexplicáveis. O fenômeno tem sido estudado por organizações como a Força Aérea dos Estados Unidos, que lançou o Projeto Livro Azul na década de 1950 para investigar os casos relatados por pilotos e outros militares. O Projeto concluiu que a grande maioria dos relatos poderiam ser explicados por fenômenos convencionais, mas alguns casos não puderam ser explicados.
Hoje em dia, o estudo científico de OVNIs continua a ser limitado devido à falta de financiamento e interesse em muitas comunidades científicas. No entanto, muitos entusiastas continuam a estudar o fenômeno, e alguns pesquisadores propuseram teorias sobre a natureza dos OVNIs, como sendo fenômenos físicos ainda não compreendidos ou, indo além, por parte de visitantes extraterrestres.