Objetos que fazem parte do dia a dia das pessoas podem causar dúvida e despertar a curiosidade até das pessoas mais conhecedoras que você conhece. Um deles está no plugue elétrico, o qual costuma apresentar dois furos “enigmáticos”.
Veja também: Fim do mistério! Você não vai ACREDITAR para que serve o furo no cadeado
Afinal, para que serve os dois furos que um plugue elétrico possui? Essa pergunta parece simples e, para alguns, soa como algo banal, mas a verdade é que poucas pessoas se deram a chance de entender o tema.
A utilidade dos dois furinhos de um plugue elétrico pode até surpreender algumas pessoas, já que eles têm um papel importante, o qual pode estar atrelada à segurança e ao desempenho. Confira mais sobre a explicação neste texto.
O que é um plugue elétrico?
Para início de conversa, precisamos entender o que é um plugue elétrico antes de saber para que servem os dois furos que ele apresenta. Dessa maneira, você deve saber que o plugue nada mais é do que a extremidade do fio de um aparelho elétrico ou eletrônico alimentado pela energia que sai da tomada.
Sendo assim, esse dispositivo mantém o aparelho ligado à rede elétrica da sua casa ou do lugar em que está alocado.
No Brasil, os plugues padrões contam com três pinos, sendo que um deles é o fio-terra. Esse pino extra serve para que a energia excedente seja eliminada para o solo e não causa curtos-circuitos ou descargas que possam ser prejudiciais para as pessoas.
Utilidade dos dois furos do plugue
O plugue elétrico teve seu primeiro modelo desenvolvido ainda em 1904, pelo inventor Harfey Hubbel Jr. Foi ele quem patenteou o primeiro modelo do dispositivo utilizado até os dias de hoje. No entanto, há uma imensa variedade de plugues no mercado, sendo que alguns apresentam dois furinhos.
Os furos funcionam como uma espécie de mecanismo que cria “vácuo” e mantém o plugue elétrico fixo na tomada. É preciso empregar força para que ele se desconecte. Isso faz com que os aparelhos fiquem mais seguros e ajuda a evitar muitos acidentes domésticos, por exemplo.
No passado, o sistema de fluxo energético era aplicado para manter o aparelho fixado. Hoje, os furinhos facilitam o processo e mantêm a segurança na utilização dos eletrodomésticos.
Por que não existe padronização do plugue elétrico?
Vale reforçar que existem diversos tipos de plugue elétrico no mercado. A padronização deles é uma das metas, mas ainda está longe de ocorrer por conta, inclusive, da legislação confusa sobre o tema.
A verdade é que as diferentes realidades econômicas entre os países pelo mundo dificultam que apenas um modelo seja escolhido como padrão.
Lembre-se de que mudanças dessa magnitude exigem a adaptação de toda a cadeia produtiva. No início, os materiais terão custo elevado e isso pode dificultar aquisição por boa parte das pessoas.