Carnaval não tem data fixa? Entenda por que ela muda a cada ano

Você já deve ter se perguntado o porquê de o Carnaval nunca ter data fixa. A resposta para isso está ligado diretamente com a religião.



A contagem regressiva para o início de uma das festas mais populares e aninadas do mundo já começou. O Carnaval possui significados religiosos e culturais profundos, e é uma ocasião para valorizar e celebrar a diversidade e a riqueza da cultura popular.

Leia mais: Quer fugir no Carnaval? 7 lugares para aproveitar os dias longe da bagunça

A festa é considerada um dos eventos mais importantes do calendário nacional, no entanto, não possui uma data fixa. Por isso, às vezes a folia começa em fevereiro, às vezes em março. Mas você sabe porque a festividade muda de data todos os anos? Entenda melhor ao longo do artigo.

Carnaval: uma comemoração popular

Durante o Carnaval, as cidades são tomadas por desfiles de blocos de rua, escolas de samba e trios elétricos, além de muitas outras manifestações culturais que animam os foliões. Toda essa celebração foi incorporada ao calendário da Igreja Católica e representa um período de liberdade antes de a Quaresma começar.

A Quaresma é um intervalo com duração de 40 dias, em que os cristãos pregam o recolhimento e uma dieta sem o consumo de carnes. Esse período se encerra dois dias antes da Páscoa, na Sexta-feira Santa.

A Páscoa é uma tradicional comemoração realizada nas religiões cristãs que marca a ressureição de Cristo e celebrada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do equinócio de primavera do hemisfério norte. Ou seja, no Brasil, a mudança das estações do ano e o calendário lunar são elementos flexíveis e que impactam nas datas escolhidas.

Ao ter como base o calendário da Igreja Católica para ser determinado, o Carnaval marca os três dias que antecedem a abstinência de carne requerida pela Quaresma.

Como a data do Carnaval é calculada?

Uma semana antes da Páscoa começar, acontece o Domingo de Ramos, data marcada pela entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e que também inicia a Semana Santa, encerrada com a ressurreição de Cristo na Páscoa. A terça-feira de Carnaval cai exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos.

Dessa forma, a festa começa 47 dias antes da Páscoa ou sete domingos antes da Páscoa, até chegar à Quarta-feira de Cinzas, ou seja, os três dias anteriores correspondem ao período do Carnaval.

Como critério definido pela Igreja, a Páscoa coincide com o o primeiro domingo de lua cheia após o equinócio de primavera, no hemisfério norte, e outono, no hemisfério sul. Para saber quando acontece, é preciso observar a data do equinócio, um fenômeno que ocorre duas vezes ao ano, em março e setembro, no qual nenhum dos hemisférios está inclinado em relação ao Sol.

Todo esse cálculo de quando as celebrações deveriam acontecer ocasionou uma série de controvérsias e levou séculos para ser consolidada.

Quando será o Carnaval em 2023?

Neste ano, o calculou mostrou que a festa começará em fevereiro, na segunda-feira, 20, e terça-feira, 21. No dia 22, portanto, será Quarta-feira de Cinzas. Já a Páscoa acontecerá no domingo, dia 9 de abril.

Vale lembrar que, em boa parte do país, o Carnaval não é feriado nacional, e sim, considerado ponto facultativo, por isso, quem pretende curtir as festas em blocos ou realizando viagens, é importante verificar se o empregador concedeu direito à folga antes de aproveitar os dias de festa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário