Os contribuintes com pendências na Receita Federal poderão quitar algumas dívidas utilizando apenas o cartão de crédito. A iniciativa do Fisco faz parte de um projeto piloto, que permite o uso do cartão para o pagamento de algumas guias de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).
Leia mais: Isenção do Imposto de Renda é garantia a ESTES grupos; passo a passo para conseguir
Inicialmente, essa modalidade de pagamento valerá somente para alguns ambientes da Receita Federal, do Programa Regularize e do Simples Nacional. Além disso, os pagamentos com cartão só serão permitidos para dívidas de até R$ 15 mil. Só serão aceitos cartões com bandeiras Visa, Elo ou Mastercard, independentemente da instituição.
A modalidade foi construída em parceria com o Banco do Brasil, disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Para os pagamentos realizados após às 20h e em dia não útil, a data efetiva de quitação da dívida será o próximo dia útil. Apesar disso, o contribuinte poderá acompanhar o pagamento e o seu comprovante por e-mail ou pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).
Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda é definido
Boa notícia para os contribuintes! Neste ano, os brasileiros passarão a entregar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física mais tarde. Isso devido porque o órgão adiou o prazo de envio do documento para o período entre os dias 15 de março a 31 de maio.
De acordo com uma nota emitida pela Receita, a medida tem o intuito de permitir que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida do IR já no primeiro dia de entrega. O auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, afirma que esse prazo maior é necessário.
Isso porque o Fisco só recebe todas as informações ofertadas na declaração pré-preenchida no fim de fevereiro. Assim, o formulário semipreenchido proporciona maior comodidade aos brasileiros e diminui as chances de erros.
Por fim, todas as regras referentes à entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 serão divulgadas no próximo dia 27. Já em relação ao prazo para a entrega do informe de rendimentos por empregadores, planos de saúde e bancos, ele continua até o dia 28 de fevereiro.