Barato que sai caro: não use ESTES produtos se eles estiverem vencidos

Sobre os cosméticos, é importante prestar atenção à validade, visto que, podem causar problemas de saúde quando utilizados vencidos.



Você sabia que depois de abertos, os prazos de validade dos produtos alimentícios mudam? Volta e meia surgem notícias de que a Vigilância Sanitária apreendeu carnes de origem duvidosa, ou fecharam frigoríficos pela venda de embutidos e defumados sem as condições de higiene exigidas. 

Veja também: Cuidado! Conheça os produtos cosméticos que podem oferecer riscos à saúde

O fato é que, primeiramente, a origem dos produtos deveria ser uma preocupação de todos os consumidores. Porém a realidade é que muitas vezes o que dita a compra e o preço. E às vezes o barato sai caro.

Algumas doenças são transmitidas pela ingestão de alimentos e água contaminados por bactérias ou toxinas, ocasionando desde pequenos desconfortos até mesmo a morte de pessoas.

Esses problemas podem surgir da manipulação incorreta dos alimentos, de carnes de procedência duvidosa, falta de higiene de quem manipula esses produtos, temperaturas de armazenamento inadequadas, precariedade na higiene, seja dos utensílios, seja dos equipamentos e instalações.

Quais cuidados devemos ter com os prazos de validade?

Primeiramente, é preciso que se saiba de onde os produtos vieram. Produtos de procedência duvidosa não devem ser consumidos.

Outro cuidado muito importante é que, após levar os produtos para casa, se atente à validade para consumo após aberto. Para o armazenamento dos alimentos embutidos e defumados que ainda não foram abertos a temperatura ambiente é a ideal.

Já depois de aberto, o alimento deve ser guardado dentro da geladeira e consumido entre 3 a 5 dias, seguindo as instruções do fabricante.

Cosméticos também merecem atenção

Sobre os cosméticos, é muito importante que se preste atenção à validade dos produtos, visto que, podem causar problemas de saúde quando utilizados vencidos.

Seja esse cosmético um hidratante, sabonete, creme antissinais ou maquiagem, sua validade será determinada com base no tempo de ação do seu princípio ativo e dos conservantes que foram adicionados aos produtos como forma de conservá-los.

Nos cosméticos, normalmente quando a validade acaba, podem ser notadas alterações de cor, odor e/ou textura, mas isso não é uma regra. É muito comum que pensemos que se o produto vencido, por ter mantido suas características, está seguro para uso, mas isso não é verdade. Além de perder o efeito, pode estar contaminado pelo vencimento do seu conservante.

Quem usa cosméticos fora da validade está sujeito a ter  os mais variados danos que podem ser desde vermelhidão na pele e dermatite de contato, até ardência, descamação e infecções. O protetor solar fora da validade, por exemplo, leva a queimaduras solares que podem levar ao câncer. 

Já os cremes para a área dos olhos, como lápis e rímel, quando vencidos, podem causar irritação, conjuntivite e blefarite. Por fim, perfumes e desodorantes quando vencidos, podem causar alergias na pele, manchas, sudorese, alteração de pH em pele e infecções.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário