A Prefeitura de Recife anunciou, em 2017, os planos para a realização de novo concurso para provimento de vagas na Secretaria Municipal de Educação. O objetivo era de que o edital com oportunidades na carreira de professor fosse lançado até o mês de outubro. No entanto, o certame acabou não sendo lançado por aguardar análise de questões de cunho jurídico.
De acordo com o órgão, o quantitativo sugerido de vagas já foi encaminhado ao Conselho de Política de Pessoal. No entanto, ainda estão sendo esclarecidos itens que constituirão o edital, como possível alteração na carga horária dos professores. Sendo assim, o documento só poderá ser disponibilizado após o esclarecimento de tais pontos.
Até então, o Concurso Educação – Recife 2018, que já tem comissão interna formada, segue sem data prevista para edital ou quantitativo oficial de datas. Vale lembrar que o último certame realizado pelo órgão data de 2015, sob a organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na ocasião, foram disponibilizadas 500 vagas para agente de apoio ao desenvolvimento escolar especial.
O cargo exige formação no ensino médio, dando direito à remuneração inicial de R$ 1.193,37 cumprindo jornada de 40h semanais. Os candidatos foram avaliados por meio de duas etapas, sendo a primeira constituída por provas objetivas e discursivas e, a segunda, pelo exame psicotécnico. Para esta, só foram convocados os aprovados na fase anterior.
A prova objetiva foi composta por 50 questões que abordaram os conteúdos de:
- Raciocínio Lógico-Matemático
- Língua Portuguesa
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
- Legislação Específica
- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
- Noções de primeiros socorros
Já a prova discursiva constou da redação de texto dissertativo-argumentativo. As duas etapas foram realizadas em Recife. Maiores informações pelo edital, disponível através do link: https://goo.gl/cWkvkx