Já deixou de pagar alguma multa de trânsito? Saiba que isso pode te trazer prejuízos; veja como evitar

Deixar de pagar a multa dentro da data de vencimento pode impactar sua vida financeira; veja como evitar o problema.



Você já recebeu uma multa de trânsito depois de cometer alguma infração? Seja por exceder um pouco o limite de velocidade ou estacionar em local proibido, estes já são motivos suficientes para obter uma multa. Ao receber, muitas pessoas acabam deixando de quitar o valor por esquecerem dele ou por estarem muito irritadas com a penalidade.

Leia mais: Não fique sem dirigir: prazo para renovar CNHs vencidas termina neste mês

Saiba que deixar de pagá-la dentro da data de vencimento pode impactar e muito na sua vida financeira.

De acordo com informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) no Brasil, 4.528.513 multas de trânsito foram aplicadas somente no mês de agosto de 2022, o equivalente a 86,9% a mais do que o registrado no mesmo período em 2021 (2.422.079).

O que acontece quando a multa de trânsito não é paga?

Quando os proprietários de veículos, condutores e transportadores recebem esse documento do órgãos de trânsito, é sinal de que descumpriram as regras estabelecidas. A penalidade é a quitação do documento, que pode gerar desde juros sobre o valor até proibição da regularização do veículo, conforme esclarece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Ao receber a multa de trânsito, o motorista verá indicado no papel as informações da infração e as penalidades, como os pontos na carteira, o valor a pagar que pode ser paga com 20% ou até 40% de desconto e a data de validade.

Após o vencimento, o condutor estará sujeito ao pagamento de juros pelo não cumprimento da obrigação, ou seja, são aplicadas taxas pelo descumprimento do limite de tempo para pagamento, que começam a ser somadas aos juros de mora e mais 1% do valor ao mês.

Outras situações que também podem ocorrer devido às multas em atraso são: dificuldades ao vender o veículo, o que pode ser classificado como uma fraude; e não será possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), algo que também trará problemas quanto à documentação do carro.

Além disso, ao ser parado em alguma blitz, o policial pode aplicar uma multa leve no valor de R$ 80, mas que rende três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por falta do licenciamento e, por fim, o nome do dono do veículo pode passar a fazer parte da lista de órgãos de proteção ao crédito, como Serasa ou SPC.

Como regularizar multas em atraso?

O primeiro passo é realizar uma consulta do registro do carro, que pode ser feita de maneira rápida e gratuita por meio do portal Senatran, pelo Gov.Br. Nesta consulta, é possível saber como está a situação do seu veículo apenas ao apresentar dados como a placa do automóvel e o número do Renavam.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário