scorecardresearch ghost pixel



Concurso Detran PR: Novo edital deve sair em breve!

Foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um requerimento solicitando a realização de um novo concurso para o Detran PR. Última seleção aconteceu em 2013.



O sonho de conquistar uma vaga na carreira do funcionalismo público incentiva, a cada ano, mais pessoas a investir em estudo e preparo. Os Departamentos de Trânsito estaduais são uma boa alternativa para quem quer carreira estável e com bons rendimentos.

Um deles é o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran PR), que realizou último concurso ainda em 2013. Já passado o período de validade da seleção, espera-se para breve o anúncio de um novo certame.

Concurso Detran PR – 2020

A realização de um novo certame do Detran PR está sendo discutida desde 2017, sendo bastante aguarda para 2020. Assim, a possibilidade de realização do concurso Detran PR 2020 é grande.

Em 2017, foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um requerimento solicitando a realização de novo concurso para o Detran PR. A expectativa é de que o documento fosse entregue tanto ao governador do estado, na época, Beto Richa, quanto ao diretor geral do órgão, Marcos Elias Traad da Silva.

Os encaminhamentos poderiam agilizar a autorização de um novo certame. Entretanto, até o momento, maiores informações sobre os desdobramentos do pedido ainda não foram divulgados. Outras informações que também ainda não foram divulgadas, dizem respeito ao quantitativo de vagas e os respectivos cargos possivelmente disponibilizados.

Comece a estudar: Apostila – DESPACHANTE ( TESTE SELETIVO ) – Detran / PR – Edição: Outubro/2013

Muitas pessoas aproveitam enquanto o edital não é divulgado para estudar para o concurso. As seleções do Detran PR são consideradas difíceis e bastante concorridas. Esse fato aumenta quando se leva em conta o tempo decorrente desde último certame.

Enquanto informações oficiais sobre solicitação e aprovação de um certame não são divulgadas, o futuro candidato pode ir se preparando através dos editais anteriores. 

Concurso Detran PR – 2013

O último edital do Detran PR foi lançado em 2013, sob a organização da Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes (Noroeste Concursos). Foram ofertadas 706 vagas para atender à demanda de Despachante de Trânsito por todo o estado.

Comece a estudar: Apostila – DESPACHANTE ( TESTE SELETIVO ) – Detran / PR – Edição: Outubro/2013

Os inscritos tiveram que cumprir como requisito de escolaridade mínima, nível médio. As oportunidades foram destinadas a diversos municípios do estado, como Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pinhais e vários outros.

O teste seletivo, que foi regulamentado pelo edital nº 01 /2013 foi composto por prova objetiva de conhecimentos teóricos, de caráter eliminatório e classificatório, e por Curso de Capacitação de Despachantes de Trânsito, este somente de caráter eliminatório.

Concurso Detran PR – 2005

Em 2005, depois de 11 anos sem realizar concursos públicos, o Detran PR anunciou a abertura de edital de concurso público. Foram ofertadas 535 vagas de nível médio e 17 de nível superior.

Assim, as oportunidades de nível médio foram destinadas ao cargo de Agente de Execução. Já as de nível superior foram para Agente Profissional nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Engenheira Civil.

Desse modo, as vagas foram divididas entre 24 regiões. Já a avaliação dos inscritos foi realizada mediante a aplicação de provas escritas objetivas.

Veja todas as normativas do edital clicando aqui.

Atribuições dos cargos do Detran PR

O último edital de seleção do Detran PR (Teste Seletivo n.º 01 /2013) ofertou oportunidades apenas para a função de Despachante de Trânsito, que exige escolaridade intermediária.

Dentre as atividades do cargo, o servidor é responsável por inspecionar regularidade e procedência do veículo, lacrar placas, vistoriar veículos automotores, reboques e similares, bem como todos os seus componentes.

Além disso, deve auxiliar em processos de registro, transferência, licenciamento e outros relativos a veículos automotores e reboques. Deve examinar e verificar a regularidade documental através da inspeção de procedência veicular. Também realizar a emissão de Certificado de Registro de Veículo e Certificado de Registro de Licenciamento Veicular anual.

Ademais, também são atribuições do cargo verificar a regularidade documental e a identificação de chassi do veículo a cada transferência  e encaminhar e acompanhar o andamento de processos que lhe forem confiados.

O que estudar para prova objetiva concurso Detran PR?

Esta é uma das perguntas mais frequentes entre os futuros candidatos do concurso Detran PR. Na última seleção, a prova teórica foi composta por 70 questões de múltipla escolha. As questões foram divididas igualmente entre os tópicos do conteúdo programático.

Assim, para quem quer se preparar para o concurso antes do lançamento do novo edital, uma boa dica é e guiar pelo conteúdo cobrado na prova anterior:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Legislação de Trânsito
  • Legislação do IPVA
  • Legislação de Despachantes
  • Noções de Direito Administrativo
  • Teoria Geral do Estado

Confira maiores informações sobre o processo Seletivo Detran PR realizado em 2013 acessando o link: Edital de abertura – Teste Seletivo DETRAN PR 2013

Inscrições concurso Detran PR

Se porventura o concurso Detran PR for autorizado em 2020, as inscrições serão abertas após definição da comissão e banca organizadora. Os cadastros, com base em outros estados, são feitos pela internet. Os valores das taxas variam de R$ 50,00 a R$ 150,00, a depender do Estado, escolaridade e cargo. A isenção de taxa é concedida a candidatos de baixa renda, que solicitarem dentro do período proposto no edital.

Comece a estudar: Apostila – DESPACHANTE ( TESTE SELETIVO ) – Detran / PR – Edição: Outubro/2013




Voltar ao topo

Deixe um comentário