Mito ou verdade: dirigir com pneu ‘careca’ gera multa de R$ 195,23?

Os pneus desgastados podem comprometer a segurança de todos, além de render multa aos proprietários de veículos. Entenda as regras.



Mais do que simplesmente ter um veículo na garagem, os donos de carros e motos devem se atentar aos cuidados com a manutenção. Os pneus, por exemplo, são importantes itens de segurança que devem estar conservados para evitar riscos. Mas, afinal, os pneus desgastados – famoso pneu “careca” – podem render multa? Descubra.

Leia mais: Já deixou de pagar alguma multa de trânsito? Saiba que isso pode te trazer prejuízos; veja como evitar

Alguns condutores lembram de conferir o estado dos pneus somente antes de pegar a estrada, em viagens mais longas. Só que esse descuido pode custar caro, não só para a segurança como também para o bolso.

Pneus desgastados geram multa?

O desgaste dos pneus é um processo natural, decorrente do uso dos veículos. Quanto mais usado é um pneu, menor é o atrito com a pista. Por essa razão, quando o pneu está “careca”, como é dito popularmente, o veículo fica menos aderente em curvas e frenagens.

Quando os pneus estão desgastados, os veículos derrapam com muita facilidade, deixando todos em risco e aumentando as chances de acidentes.

Por todas essas razões, as pessoas que são flagradas conduzindo os veículos com os pneus desgastados podem ser multadas, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A infração é considerada grave, com multa no valor de R$ 195,23. O condutor que estiver dirigindo um veículo com os pneus desagastados pode levar cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por regra, o veículo pode ficar retido até a devida regularização, para só então ser liberado ao proprietário.

Evite essa dor de cabeça

Para evitar problemas, como multas e acidentes, a orientação é sempre conferir o estado de conservação dos pneus, mesmo se você é acostumado a rodar somente nas cidades.

Caso a borda dourada esteja à mostra, a recomendação é fazer a troca do item imediatamente. Lembre-se de conferir também o estepe do veículo, que deve estar nos padrões de segurança.




Voltar ao topo

Deixe um comentário