Você sabia que ter relacionamentos ruins pode ser tão prejudicial à saúde quanto ser fumante ou obeso? É o que mostra um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália. Os pesquisadores acompanharam a evolução da saúde de 7.694 mulheres australianas saudáveis, com idades entre 45 e 50 anos, ao longo de duas décadas.
Veja também: Anota aí! Ciência descobre palavra ‘mágica’ que salva relacionamentos
Descobriu-se que as mulheres de meia-idade que não conseguem ter conexões sociais satisfatórias correm maior risco de desenvolver condições crônicas de saúde anos depois, como:
- Depressão;
- Ansiedade;
- Diabetes;
- Pressão alta;
- Doenças cardíacas;
- Derrame;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
- Asma;
- Osteoporose,
- Artrite;
- Câncer.
Relacionamento tóxico aumenta a chance de doenças
As participantes deveriam responder quão satisfeitas estavam nos relacionamentos com seus parceiros amorosos, familiares, amigos e colegas de trabalho. Os pesquisadores rastrearam o surgimento das doenças listadas. Dessa forma, o risco de desenvolver múltiplas doenças foi duas vezes maior entre as que relataram menor nível de satisfação com as relações sociais.
A qualidade dos relacionamentos deve ser tratada como um fator de risco, segundo os pesquisadores. Ou seja, as descobertas têm implicações significativas para o gerenciamento e intervenção de doenças crônicas a nível individual, comunitário, nacional e global.
Como reconhecer um relacionamento abusivo
Identificar um relacionamento tóxico é essencial para garantir sua saúde física e emocional. Relacionamentos tóxicos podem ser difíceis de reconhecer, mas há sinais claros de que algo está errado.
Um dos primeiros sinais é a falta de comunicação. Ou seja, seu parceiro não quer ouvir suas preocupações ou opiniões, ou não está disposto a discutir problemas de maneira construtiva. Dessa forma, se você se sente sozinho e ignorado, isso pode ser um sinal de um relacionamento tóxico.
Além disso, outro sinal é o desrespeito. Em outras palavras, a pessoa não respeita seus limites, não considera seus sentimentos e não se importa com suas necessidades. Se você se sente manipulado ou humilhado, é hora de reconsiderar o relacionamento.