A semana termina com boas notícias para os concurseiros gaúchos. A Brigada Militar do Rio Grande do Sul (Brigada Militar – RS) divulgou, nesta sexta-feira (26), editais de seu próximo certame. Organizado pela Fundação La Salle, o Concurso Brigada Militar – RS 2018 oferta 250 vagas para capitão, sendo 200 para Capitão QOEM-Polícia Ostensiva e 50 para Capitão QOEM-Bombeiro Militar. Remunerações iniciais de R$ 11.620,55. Inscrições podem ser feitas a partir do dia 01 de fevereiro.
Para concorrer ao cargo, o candidato precisa ter concluído ensino superior no curso de Ciências Jurídicas e Sociais. Também é exigido cumprimento de requisito quanto à idade (entre 18 e 29 anos) e altura (1,60m para mulheres e 1,65m para homens). A carga horária de 40h semanais. Ao ser aprovado em todas as etapas, o candidato segue para o Curso de Formação, com duração de dois anos.
O Concurso Brigada Militar – RS 2018 avaliará seus candidatos em cinco etapas:
- Exame Intelectual (provas objetivas, discursivas e de títulos)
- Exame de Saúde
- Exame de Capacidade Física
- Exame Psicológico (testagem coletiva, entrevistas de grupo e individual)
- Prova Oral
As provas objetivas e discursivas têm realização prevista para 15 de abril, em Porto Alegre (RS). Horários e locais serão, previamente, informados pela banca organizadora. Em 80 questões, os exames objetivos abordarão conteúdos de:
- Língua Portuguesa
- Legislação
- Direito Internacional e Direitos Humanos
- Direito (Civil, Administrativo, Constitucional, Processual Penal Militar, Penal Militar, Penal, Processual Penal)
Já as provas discursivas serão compostas por dez questões sobre temas de conhecimento específico (áreas do Direito e Legislação).
Os interessados poderão efetuar suas inscrições entre os dias 01 de fevereiro e 01 de março. Estas poderão ser feitas através do site da organizadora, sob o pagamento de taxa no valor de R$ 187,77. O concurso terá validade de dois anos, após sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
Maiores informações podem ser obtidas pelos editais, acessíveis através dos links: goo.gl/6CbKFH (Policia Ostensiva) e goo.gl/jJb3Jj (Bombeiro).