O Banco Central anunciou que o projeto-piloto do Real Digital terá início em março deste ano. A declaração foi feita pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto. A intenção é que a moeda virtual brasileira esteja em pleno funcionamento no ano que vem.
Leia mais: Saque de valores esquecidos do Banco Central já retornou? Veja como consultar
O anúncio foi feito por Campos Neto durante um evento em uma universidade de Brasília. Segundo o presidente, o projeto-piloto no mês de março será o próximo passo do projeto de implantação do Real Digital.
Projeto-piloto do Real Digital
O presidente do BC destacou que o Brasil será um dos primeiros países do mundo a contar com a moeda virtual. A intenção do projeto-piloto do Real Digital é conseguir corrigir possíveis erros e garantir ainda mais segurança para só então colocar a moeda em funcionamento em 2024.
O Real Digital é desenvolvido pelo Banco Central em parceria com várias instituições com projetos inovadores na área de tecnologia. Durante o evento na universidade, Campos Neto também destacou que o processo de implantação deverá ser mais rápido, sem a necessidade de uma nova regulamentação para que a moeda digital seja lançada.
Segundo ele, por se tratar de um depósito tokenizado, o Real Digital herdará toda a regulamentação do depósito. A moeda virtual nada mais é do que uma extensão da física, com a vantagem de reduzir o custo de intermediação e promover maior eficiência e inclusão digital.
O Real Digital será emitido pelo Banco Central e a distribuição às pessoas será por meio dos bancos e instituições de pagamento. O presidente do BC destacou ainda que uma grande vantagem da moeda digital tem relação com o PIX, que passará a ter um sistema baseado em contratos digitais.
O Banco Central segue realizando os estudos e testes necessários para a implantação do Real Digital ainda no ano que vem.