Tipos de personalidade: aprenda a não deixar o seu jeito te sabotar

Tipos de personalidade diferentes podem prejudicar os relacionamentos sem que a pessoa se dê conta. Veja como identificar alguns comportamentos ruins.



A personalidade de uma pessoa pode prejudicá-la em muitas situações. Por exemplo: um jeito específico de ser pode ter muita influência nas relações pessoais, no trabalho e até mesmo na saúde mental do indivíduo. Alguns tipos de sofrem mais para lidar com o mundo e com as pessoas em volta. Veja alguns exemplos.

Leia mais: Transtorno de personalidade narcisista: será que você tem isso?

Alguns gênios são de pessoas egoístas, teimosas, impulsivas. No geral, são várias as  características que prejudicam os relacionamentos, independentemente do tipo. Por causa do jeito de ser e de lidar com o mundo, há pessoas que podem ter mais dificuldade de desenvolver envolvimentos saudáveis e que sejam a longo prazo.

Tipos de personalidade

As pessoas egoístas, por exemplo, têm mais dificuldade em se relacionar com as demais, pois não conseguem notar o que acontece na vida dos outros e querem apenas ter contato com aquilo que interessa a elas. É uma forma de afastar os demais, que também logo se cansam de ser deixados sempre em segundo plano.

Aqueles que se comparam demais aos outros também sofrem bastante. A pessoa tem a tendência de se enxergar de maneira inferiorizada. É também muito negativo para a saúde mental, pois pode despertar sentimentos como ansiedade e estresse.

Tem ainda os tipos de personalidade muito vistos em pessoas que sonham demais e realizam pouco. É importante fazer planos, mas eles precisam de boas doses de realidade. Não dá para viver de projetos.

Além disso, mesmo que o trabalho seja importante, as pessoas não podem deixar que o jeito de ser se deixe levar pelo excesso de trabalho. Há um limite para que a rotina não se torne extremamente puxada, o que te levará a viver em função disso. Cuidado! Os prejuízos mentais podem comprometer tudo aquilo que poderia dar certo.

Se a sua personalidade está te prejudicando nas suas relações, ela pode e deve ser mudada de alguma forma. É algo que precisa ser levado para a terapia. Com o devido acompanhamento profissional, de forma a melhorar a vida da pessoa e de todos os demais relacionamentos, essas pequenas alterações podem ser feitas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário