iPhone, iPad, iPod: por que existe tanto ‘i’ nos produtos da Apple?

Entenda qual é o sentido de usar a letra “i” para iniciar o nome de cada produto da Apple? Existe uma explicação sobre o assunto.



Todos os anos, a Apple lança seus modelos atualizados do iPhone e do iPad, além de outros produtos. Não podemos esquecer também do precursor e clássico iPod, que fez tanto sucesso entre os amantes de música e áudios do mundo inteiro. Com base em todos esses nomes, é comum que nos perguntemos por que tanto ‘i’ nos produtos da marca?

Veja também: iPhone em risco! Como resolver o bug de segurança que afeta dispositivos Apple

O “i” da Apple: entenda o que a letra significa

Neste momento, precisamos lembrar que o primeiro aparelho a ter o “i” como uma espécie de prefixo em seu nome foi o iMac, em 1998. Naquele momento, o significado da letra era exclusivamente devido à representação da palavra “internet”. Ele foi o primeiro aparelho da fabricante a permitir conectividade cabeada para que os usuários pudessem utilizar a rede mundial de computadores.

Contudo, Steve Jobs queria dar ao “i” da Apple uma característica mais importante da sua marca. Essa simples letra seria capaz de sinalizar ao mercado os produtos que sua empresa comercializava.

Por isso, os demais aparelhos também ganharam a mesma inicial: como o iPod de 2001, iPhone de 2007 e o iPad de 2010. Todo esse catálogo de informática recebeu o nome de “iDevices”.

O “i” partiu junto com Jobs

Após o falecimento de Steve Jobs em 2011, a Apple começou a deixar de lado o tradicional “i” na frente do nome de cada produto. Assim, a marca passou a adotar seu próprio nome para designar suas criações, como o Apple Watch, por exemplo.

O celular e o tablet da Apple já têm seus nomes marcados por várias gerações e não devem perder a inicial “i”. Contudo, é possível esperar mudanças em futuros aparelhos da companhia, como já vem acontecendo em seus lançamentos.

O fim da letra nos nomes dos produtos não possui uma explicação oficial, mas acredita-se que seja apenas uma estratégia de marketing utilizada pela atual administração da Apple.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário