Não cometa o CRIME de colocar estes 8 alimentos proibidos no congelador

Confira quais alimentos que não podem ser congelados e evite perder ingredientes por um erro bobo de falta de informação.



Congelar alimentos pode ser algo muito prático, afinal aumenta a durabilidade dos ingredientes e preparos. Porém, a verdade é que nem tudo pode ir ao freezer. Confira os alimentos que não podem ser congelados!

Veja também: Pizza congelada faz mal? Cuidado, sua saúde pode estar em jogo

Os alimentos que não podem ser congelados

1. Comidas enlatadas: Elas são projetadas para durarem muito tempo em temperatura ambiente, portanto, não é necessário congelá-las. Se sobrar uma parte do produto, a recomendação é armazená-lo em um recipiente na geladeira ou no congelador.

2. Ovos: O ovo pode ser sensível e a expansão da clara e da gema ao serem congeladas pode fazer com que a casca rache, deixando-o mais vulnerável à entrada de bactérias, por isso é importante ter cuidado ao manuseá-lo.

3. Carne que já foi descongelada: Descongelar e depois congelar carne novamente pode ser perigoso, já que ao descongelar a carne na temperatura ambiente, ela pode desenvolver micro-organismos que só podem ser eliminados pelo calor. 

4. Massa cozida: Isso pode alterar sua textura e consistência original devido à formação de gelo, tornando-a mole e com excesso de líquido ao ser descongelada. Por isso, é recomendado evitar congelar massas já preparadas.

5. Frutas e vegetais com muita água: A melancia e o pepino, por exemplo, podem ficar com textura estranha quando descongelados. A recomendação é congelá-los somente se forem batidos no liquidificador ou no processador logo após serem retirados do freezer.

6. Derivados do leite: Congelar iogurtes e queijos não é recomendado, pois eles podem talhar e ter a textura e o sabor alterados em baixas temperaturas.

7. Café é um dos alimentos que não podem ser congelados: Congelar café em grão ou em pó não é recomendado, pois o ingrediente fica seco em baixas temperaturas. O café deve ser armazenado em um pote bem fechado, fresco, longe da luz e da umidade para ser preservado corretamente.

8. Molhos com amido de milho ou farinha: Botar no congelador molhos como o de tomate pode ser uma boa ideia, mas molhos que contêm esses ingredientes podem rachar e adquirir uma consistência estranha quando congelados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário