Ter um pet em casa deixa o dia mais leve e alivia o estresse, diz estudo

Na maioria das vezes, os animais de estimação são seres pacíficos, não apresentam risco ao ser donos – quando bem cuidados -, são sociáveis e  gostam da presença de alguém por perto.  Veja também: Amigos para sempre! Empresa cria pílula que faz cachorros viverem mais O simples ato de estar do lado do seu bichinho […]



Na maioria das vezes, os animais de estimação são seres pacíficos, não apresentam risco ao ser donos – quando bem cuidados -, são sociáveis e  gostam da presença de alguém por perto. 

Veja também: Amigos para sempre! Empresa cria pílula que faz cachorros viverem mais

O simples ato de estar do lado do seu bichinho favorito, pode ser benéfico para a sua saúde em diversos sentidos, em especial para a saúde mental. Para você que é dono ou já foi, é bem provável que também tenha surtido o mesmo efeito aqui citado e saiba bem disso.

Animais de estimação reduzem o estresse 

A princípio, estar com o seu animal de estimação reduz o estresse de uma forma geral. Ele pode proporcionar várias sensações de bem-estar, em especial quando há uma maior interação entre o dono. Pessoas que estão estressadas costumam esquecer o motivo das suas irritações para focalizar no seu animal de estimação.  

Você passou por um dia corrido no trabalho, descobriu  alguma decepção ou algo semelhante que potencialmente  despertou uma sensação ruim no seu peito. O seu único desejo é chegar em casa, descansar e ver o seu querido animal. Nada melhor do que ver ele, ainda mais depois de um tempo fora. Aqui é o momento em que, pelo menos momentaneamente, há uma redução de estresse. 

Estudos demonstram que durante a interação com os animais, há uma diminuição dos níveis de cortisol. O cortisol é um hormônio relacionado ao estresse.

Você se torna mais responsável

Há uma vida para cuidar. Você precisa alimentar o seu animal de estimação, encher o bebedouro e dar todas as condições possíveis para que ele tenha uma vida prolongada e saudável. Além de também, obviamente, interagir e dar atenção devida. Em outras palavras, enquanto você tiver um animal de estimação, mais responsável sua vida fica.

Diminuição da solidão

Antecipadamente, vale ressaltar a diferença: solidão e solitude são duas coisas diferentes. A solitude é um estado de isolamento voluntário. Ao contrário da solidão que está associada com sentimentos ruins. Uma pessoa que se sente sozinha pode estar cercada de várias pessoas e sofrer com tal sensação. 

Tendo a companhia dos os animais, por sua vez, a presença deles ajuda no combate no sentimento de tristeza, angústia e solidão.

Sua vida muda por conta do animal

Depois da sua vida ter se tornado mais responsável, uma das reações desta relação é a mudança na sua rotina. Tudo foi mudado para cuidar do animal.

Vamos pensar que você escolheu um cachorro: é recomendado que você saia na rua com ele e vá exercitar-se, dar uma caminhada ou algo do tipo. No momento que o seu cachorro estiver se exercitando, os efeitos da atividade física serão notáveis também para o dono. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário