Não pagou multa de trânsito? Cuidado: sua CNH pode ser BLOQUEADA

Deixar de pagar as multas pode trazer uma série de prejuízos ao condutor. Saiba quais são para ficar em alerta. Mantenha seus compromissos em dia.



Você é um motorista que já deixou de pagar alguma multa? Fique atento! Essas são penalidades aplicadas a condutores que desrespeitam as leis de trânsito. Quem tem uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) precisa ter cuidado, uma vez que a acumulação de pontos pode causar uma série de prejuízos.

Leia mais: Multas na CNH: limite de 40 pontos é para todos os motoristas?

Uma das dúvidas mais frequentes entre os brasileiros é se a falta de pagamento dessas dívidas pode causar a suspensão da CNH. Saiba a resposta ao longo do texto.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), condutores que deixam de quitar as suas multas podem mesmo ter a CNH suspensa ou até mesmo bloqueada. Isso vai depender da magnitude da falta cometida, visto que é possível que o motorista marque três pontos em infrações leves e até sete pontos nas gravíssimas.

Vale ressaltar que o limite de pontuação atual é 20. Caso o motorista alcance essa quantidade dentro de um período de 12 meses, ele poderá perder a sua carteira.

Outros tipos de multas também podem causar a suspensão da CNH

Outro ponto importante é que há alguns tipos de multas que também podem viabilizar a perca do direito de dirigir. Ações como atravessar o sinal vermelho, dirigir sob o efeito de bebida alcoólica e usar o celular enquanto está no volante fazem parte dessa lista tão temida.

Além da carteira ser submetida a uma suspenção, essas atitudes aumentam a chance de acidentes acontecerem. No ano de 2021, 5 mil pessoas morreram em 64 mil acidentes de carros, de acordo com dados do Anuário da Polícia Rodoviária Federal (PRF).Por isso, é importante ter cuidado.

Mais uma fator significativo causado pela falta de pagamento das multas é a dificuldade de vender o veículo, afinal de contas, ele poderá ser repassado para frente somente quando estiver com todas as contas em dia.

Outros problemas que também podem vir à tona são: a apreensão de veículo, aplicação de nova multa e a inscrição do nome do condutor na Dívida Ativa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário