Um artista usou a inteligência artificial (IA) para criar uma imagem digital de como Ayrton Senna estaria hoje, se ainda estivesse vivo. A imagem circula na internet e causa muita emoção, principalmente nos fãs do piloto de Fórmula 1 que morreu em 1994, quando tinha apenas 34 anos e estava no auge da carreira.
Leia mais: Mais essa: nova Inteligência Artificial pode criar vozes e tomar espaço de dubladores
Senna foi um dos maiores ícones do esporte no Brasil. Ele morreu em um acidente durante uma corrida, em 1 de maio de 1994, durante o Grande Prêmio de San Marino, na Itália. A perda do grande homem foi sentida por pessoas de todo o mundo, que se inspiravam em Ayrton, que era visto como alguém carinhoso e carismático.
Inteligência artificial mostra como Ayrton Senna estaria hoje
Senna criou a fundação que leva o seu nome e foi fundada para ajudar as crianças carentes no Brasil. O piloto deixou um legado, inspirou muitos e é lembrado ainda hoje com muito carinho pelos fãs e curiosos.
A imagem de como ele estaria hoje circula na internet e deixa a saudade ainda maior. Um artista usou a tecnologia por meio de uma foto manipulada com programas de edição de imagem. O resultado surpreende pelo realismo e emoção que provoca nos fãs ao vê-lo mais uma vez. A imagem mostra como Senna estaria hoje, aos 63 anos.
A imagem digital é uma homenagem a um dos maiores ídolos do Brasil, feita pelo artista Alper Yesiltas.
Conheça mais sobre Ayrton Senna
Filho de Milton Guirado Theodoro da Silva e de Neyde Joanna Senna da Silva, Ayrton nasceu em São Paulo. Seu pai era um apaixonado por automobilismo e conseguiu montar um kart para o filho treinar ainda com apenas 4 anos.
O veículo foi construído utilizando o motor de um cortador de grama. E assim começa a história de sucesso, já que logo aos 13 anos começou a competir oficialmente como piloto de kart. Ayrton ganhou seu primeiro título em 1973.
Em 1978 e 1980, Senna foi campeão sul-americano de kart. A paixão pelas corridas apenas crescia. Seu desempenho chamou a atenção de várias equipes profissionais da Fórmula 1, que acabaram inserindo o garoto no principal campeonato de automobilismo do mundo.
Ayrton Senna disputou provas até o último momento de sua vida, marcado no dia 1 de maio de 1994, onde colidiu o carro que pilotava e acabou falecendo, mesmo com o atendimento médico prestado rapidamente.